ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselho ratificou por unanimidade apresentação que havia sido feita no último CAD. Indicações de títulos de Professor Emérito também tiveram destaque

Membros do Consuni aprovaram por unanimidade o PLOA UnB 2018 e dois pareceres de outorga de títulos de Professor Emérito. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A última reunião do Conselho Universitário em 2017, nesta sexta-feira (15), trouxe a aprovação final do Projeto de Lei Orçamentária da UnB para o ano de 2018. A decisão foi unânime. A proposta, que inclui as projeções de recursos que a Universidade terá para o próximo ano, conseguiu, mesmo diante do cenário adverso, alocar mais recursos para as unidades acadêmicas.

Responsável pela apresentação do projeto ao Consuni, a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Denise Imbroisi, explicou a estratégia utilizada para otimizar a distribuição de valores. “Procuramos priorizar as unidades em nossa partição. Assim, conseguimos aumentar os valores nominais destinados a cada uma delas”, afirmou, relembrando a exposição realizada no último Conselho de Administração (CAD).

Ainda em relação ao tema, a reitora Márcia Abrahão informou os conselheiros sobre expectativas e ações para um futuro próximo. “Temos a perspectiva de algumas emendas parlamentares, que poderão nos trazer mais recursos. De maneira geral, precisamos continuar atuantes para melhorar nossa mobilização externa e aumentar nossa participação no bolo do orçamento”, enfatizou.

Além do orçamento, a 447ª reunião do Consuni homologou a outorga de dois títulos de Professor Emérito: a Zélia Leal Adghirni, professora da Faculdade de Comunicação (FAC), e a Venício Artur de Lima, docente do Instituto de Ciência Política (Ipol), ambos aposentados.

Também começou a ser apreciada a proposta de criação da Câmara para Análise, Aprovação e Acompanhamento de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos, vinculada ao Consuni. De acordo com a minuta de resolução levada ao plenário, esta unidade assumiria o papel de instância deliberativa para tais assuntos, sendo o Conselho Universitário a instância recursal.

“Essa resolução será um ato de descentralização corajoso”, avaliou o professor e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) José Manoel Sánchez, um dos relatores da proposta. Os conselheiros pediram mais tempo para desdobrar o tema. Há previsão de que a resolução seja finalizada até o mês de fevereiro.

OUTROS DESTAQUES O Consuni formalizou as indicações de quatro pessoas para o conselho administrativo do Cebraspe e aprovou moção de solidariedade a técnicos e professores das instituições de ensino superior que têm sofrido impactos em suas estruturas por conta do delicado momento vivido no país.

"São instituições renomadas que, na esteira da reforma trabalhista e da conjuntura econômica, estão promovendo o desmonte de seus programas de pós-graduação”, defendeu a professora da FAC Liliane Macedo.

Primeiros exemplares da nova edição da Darcy foram distribuídos durante o Consuni. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Durante os informes, o decano de Assuntos Comunitários (DAC), André Reis, lembrou aos conselheiros de que a classificação final do edital de moradia funcional 2017/2018 já está disponível.

A reunião desta sexta-feira foi ocasião, ainda, para o lançamento do novo número da revista Darcy, publicação da Universidade com foco em jornalismo científico e cultural. A edição contém temas relevantes discutidos a partir da perspectiva de trabalhos desenvolvidos na instituição.

“Esse material traz em si o esforço da equipe da Secretaria de Comunicação da UnB, com abordagens muito atuais”, declarou a secretária de Comunicação, Thaïs de Mendonça. A reitora Márcia Abrahão fez coro: “Darcy está belíssima, além de ser um instrumento valioso de divulgação daquilo que produzimos de melhor."

Matéria atualizada em 18/1/2018, para inclusão do texto da moção de solidariedade.