INSTITUCIONAL

No segundo mandato, professora Rozana Naves atuará ao lado da vice-diretora Soraya Alves. Gestão é para o período 2018-2022

Diretora do IL, Rozana Naves, reitora Márcia Abrahão, vice-reitor Enrique Huelva e vice-diretora do IL, Soraya Alves, durante cerimônia de posse da diretoria do Instituto de Letras (IL), no auditório da Reitoria. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Foi com auditório lotado que as professoras Rozana Naves e Soraya Alves tomaram posse dos cargos de diretora e vice-diretora do Instituto de Letras (IL) para o quadriênio 2018-2022. Rozana já atuava como diretora interina do IL, visto que o titular para o período 2014-2018, Enrique Huelva, assumiu como vice-reitor da UnB em novembro de 2016. Assim, a expectativa de Rozana é dar continuidade e aprofundamento às ações já iniciadas. A vice-diretora Soraya Alves reforça o discurso, apontando como prioridades o estímulo à pesquisa e à extensão no âmbito do IL.

O instituto já desenvolve o maior projeto de extensão da Universidade, o UnB Idiomas, como destacou a reitora Márcia Abrahão em discurso feito na solenidade. O programa oferece cursos em 14 diferentes línguas, com ensino voltado principalmente a membros da comunidade acadêmica. Desde sua criação, em 2009, o UnB Idiomas já atendeu quase 51 mil pessoas, sendo 26 mil do público universitário e 24 mil do Distrito Federal como um todo.

Entre as ações de destaque ao longo da última gestão, o IL vivenciou a expansão de seus cursos devido ao Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a implantação do curso de Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua e a oferta de vagas para indígenas e surdos na pós-graduação, além de passar a oferecer cursos de especialização para professores da rede pública de ensino do DF.

“Um dos desafios que prosseguem conosco e já está apontado desde 2014 é a participação mais efetiva do instituto na elaboração de políticas públicas para educação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, mencionou Rozana. A fala da diretora faz referência a relações com o governo federal, algumas delas intensificadas no quadriênio passado, como o programa Idiomas sem Fronteiras, cujo coordenador-geral é o professor do IL Virgílio de Almeida.

Vice-diretora do IL para quadriênio 2018-2022, Soraya Alves, reitora Márcia Abrahão e diretora do IL, Rozana Naves, na cerimônia de posse. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A vice-diretora Soraya Alves reforçou o plano de integração dos departamentos, desenvolvimento de atividades na comunidade e promoção de acessibilidade a pessoas com deficiência, bem como iniciativas para inclusão de indígenas e quilombolas.

Vice-reitor e ex-diretor do instituto, Enrique Huelva celebrou as boas avaliações obtidas pela unidade, como no desempenho dos programas de pós-graduação segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A avaliação quadrienal divulgada em 2017 colocou Literatura e Linguística com nota 5 e Estudos de Tradução e Linguística Aplicada com nota 4.

A cerimônia ocorreu na tarde desta quarta-feira (7), no auditório da Reitoria, no campus Darcy Ribeiro. Além da reitora e do vice-reitor, estiveram presentes representantes da administração superior e docentes da Universidade. Também prestigiaram a solenidade membros do corpo diplomático de Cuba e dos Estados Unidos, além de dirigentes do Instituto Confúcio e do Instituto Cervantes.

HISTÓRIA – O IL é um dos mais antigos institutos da UnB, fundado junto com a Universidade, em 1962. À época era chamado de Instituto Central de Letras e tinha sua estrutura formada por quatro departamentos – Linguística, Língua Portuguesa, Teoria Literária e Literatura Brasileira – e três centros – Centro de Estudos Clássicos, Centro Brasileiro de Estudos Portugueses e Centro de Estudos das Culturas e Línguas Indígenas.

Hoje, o IL é formado pelos departamentos de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP), e de Teoria Literária e Literaturas (TEL).