ADMINISTRAÇÃO

Eleitos para o mandato 2016-2020, professores Mamede Said e Gabriela Delgado ocuparão os cargos de diretor e vice-diretora

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

A nova diretoria da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília foi empossada, nesta segunda-feira (26), em cerimônia no auditório Joaquim Nabuco. O professor Mamede Said Maia Filho, que substituía o antigo diretor da unidade acadêmica, professor George Galindo, foi escolhido para assumir o cargo na nova gestão. Por sua vez, a professora Gabriela Neves Delgado ocupará a vice-diretoria. Os docentes estarão nos postos pelos próximos quatro anos.

Decanos da UnB, professores, técnicos administrativos, estudantes da faculdade e autoridades prestigiaram a solenidade. Os empossados foram parabenizados pelo reitor Ivan Camargo e pela vice-reitora Sônia Báo. Também compareceu a professora indicada pela comunidade acadêmica para reitora da UnB no próximo quadriênio, Márcia Abrahão.

Novamente à frente da Faculdade de Direito, o professor Mamede Said lembrou os ideais de Darcy Ribeiro que envolveram a criação da UnB para destacar o trabalho que a diretoria tem pela frente. “O sentimento que nos inspira é trabalharmos para que o Direito da UnB siga como um curso de excelência, detentor de conhecimento junto à sociedade e, principalmente, formador de profissionais que levem por toda a sua vida o senso crítico, criativo e ideológico”, afirmou Said, que é do quadro da instituição desde 1983.

O novo diretor reforçou ainda a trajetória de vanguarda da Universidade, criada em 1962, e a projeção que o curso de Direito – fundado no mesmo ano – tem ganhado nos rankings universitários e exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ainda, apontou as intenções da gestão, que será voltada para a construção de uma faculdade “plural, democrática e promotora do saber humanístico”.

Cinco pilares fundamentarão o trabalho que será encabeçado pela nova gestão: o acadêmico, o administrativo, o representativo, o plural e o ambiental. Entre os planos para os próximos anos estão avanços para uma formação mais crítica, melhoria do espaço físico, incentivo à participação ativa da comunidade na gestão superior da instituição, promoção de encontros culturais e revitalização dos espaços de memória da faculdade.

“A perspectiva acadêmica é a de permitir a manutenção do espírito de vivacidade, dialógico e crítico da construção do saber através das múltiplas fontes que levam a formação do ser humano, não apenas por meio da excelência do saber educacional formal, mas também pela abertura que essa faculdade nos dá para uma construção e possibilidade de compreensão crítica do mundo e da vida”, destacou a vice-diretora empossada, Gabriela Delgado, que assume pela primeira vez um cargo administrativo na Faculdade de Direito.

Reitor Ivan Camargo e vice-reitora Sônia Báo parabenizam novos diretores. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O reitor da UnB Ivan Camargo desejou sucesso aos empossados com palavras de incentivo: “trabalho, confiança e união são fundamentais para uma gestão. Não se constrói um país sem muito trabalho”. Da mesma forma, a vice-reitora Sônia Báo demonstrou sua confiança na condução que será dada à unidade acadêmica. “Tenho convicção que a Faculdade de Direito estará em boas mãos, como esteve no passado. O trabalho vai ser continuado e aprimorado”, declarou aos diretores.

HISTÓRICO – Apesar de a criação do curso de Direito se entrelaçar à da Universidade, a construção da Faculdade de Direito para abrigar a graduação só se deu em 1982. A unidade acadêmica funcionava dentro da Faculdade de Estudos Sociais e Aplicados (FA), que também incluía Ciência Política e Relações Internacionais. Em 1994, ela se desmembrou desse espaço para constituir sede própria, após diversas conquistas ao longo dos anos, como a criação de um programa de pós-graduação com mestrado e do Núcleo de Estudos para a Paz e Direitos Humanos. Atualmente, a Faculdade de Direito também possui o doutorado em Direito, Estado e Constituição, com cinco linhas de pesquisa. O programa de pós-graduação obteve, em 2013, nota seis no conceito da Capes.