ADMINISTRAÇÃO

Professores Araken Rodrigues e João Paulo Chieregato assumem os cargos de diretor e vice-diretor pelos próximos quatro anos

 

Vice-diretor João Paulo Chieregato (esq.) e diretor Araken Rodrigues durante cerimônia de posse. Foto: Júlio Minasi/Secom

 

A gestão do próximo quadriênio (2016-2020) na Faculdade UnB Ceilândia foi iniciada, nessa terça-feira (27), com a posse dos professores Araken Rodrigues e João Paulo Chieregato nos cargos, respectivamente, de diretor e vice-diretor do campus. A cerimônia marcou também o encerramento do mandato da professora Diana Lúcia Moura Pinho, que esteve à frente da unidade desde sua inauguração, em 2008.

 

Apesar da mudança, o novo gestor é conhecido da comunidade acadêmica. Araken Rodrigues fez parte da primeira turma de professores empossados no campus Ceilândia e, nos últimos seis anos, atuou como vice-diretor da unidade. Agora, seu compromisso é dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido. “Queremos seguir investindo na formação dos estudantes para devolver à sociedade bons profissionais e investir para ter boas condições de trabalho. Temos novos desafios pela frente porque o campus ainda está incompleto. Há um novo prédio de pesquisa que está para sair e também outras obras periféricas. Vamos atuar para viabilizar a questão da mobilidade e segurança”, afirmou o diretor.

 

O vice-diretor Chieregato está em Brasília desde 2009, quando iniciou sua atuação como professor de Fisioterapia da Faculdade. Em 2013, assumiu a coordenação do curso e agora irá se dedicar também à gestão do campus. “Nosso empenho será para consolidar os resultados alcançados. Temos cursos com padrão de excelência avaliados pelo MEC e por outros rankings. Por isso, nosso compromisso é de manter a qualidade e os bons resultados. Também vamos buscar a valorização dos docentes e fazer uma gestão bastante democrática, participativa e com colaboração de todos”, afirmou o vice.

 

No discurso, os recém-empossados também homenagearam a ex-diretora Diana Lúcia Moura Pinho pela condução durante os oito primeiros anos do campus. Emocionada, a gestora disse que a cerimônia de transição era um importante momento para agradecer e prestar contas a todos os docentes, técnicos, colaborados e alunos.

 

"Iniciamos as atividades em uma sala pequena, no Núcleo de Práticas Jurídicas da UnB. Posteriormente, fomos para o Centro de Ensino Médio nº 4 e, em 2008, mudamos para o novo campus. Desde 2012, já formamos 809 enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, sanitaristas e terapeutas ocupacionais. Nesse período, já implantamos dois programas de pós-graduação e agora estamos formando também mestres e doutores. Esses profissionais estão sendo capacitados para transformar a realidade brasileira", relembrou a docente e destacou que "nossos cinco cursos obtiveram nota máxima na avaliação do MEC e estão entre os dez melhores do país nas respectivas áreas, segundo os dados do Ranking Universitário Folha".

Reitor, vice-reitora e ex-diretora do campus Ceilândia discursaram na posse dos novos diretores. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

O reitor Ivan Camargo enfatizou que a UnB Ceilândia é uma demonstração do sucesso do projeto de expansão da Universidade de Brasília. "Ver esse campus vibrante com a criação de novos programas de especialização, inserção dos estudantes na iniciação científica e com tantos servidores dedicados a fazer um bom trabalho é uma grande conquista". O reitor enfatizou que é preciso dar continuidade a esse projeto de excelência acadêmica tendo atenção especial aos investimentos. “Não podemos usar todos os nossos recursos para custear as despesas. Quem faz isso apaga incêndio e esquece o futuro. Esse campus precisará de novos espaços, de investimentos e planejamento. É preciso ter prioridade e definir de forma rigorosa os gastos dos recursos públicos. Esse é nosso papel enquanto servidores públicos e acredito que os novos diretores cumprirão bem esse desafio", afirmou o reitor.

 

Após assinar o termo de posse, o vice-diretor Chieregato reafirmou o compromisso da nova gestão. “Aceitamos o desafio de representar essa comunidade na busca constante da excelência acadêmica. Estamos certos das nossas funções de professor e gestor. Pretendemos realizar uma gestão sustentada no diálogo, com ações voltadas à valorização da nossa unidade, buscando sempre a integração dos setores administrativos da UnB, sem nunca deixar de lado nosso papel social, sobretudo, na comunidade de Ceilândia na qual estamos inseridos e fazemos parte”, conclui.

 

Também comparecem à cerimônia a professora indicada pela comunidade acadêmica para a próxima gestão da Reitoria da UnB, Márcia Abrahão; os diretores dos campi do Gama e de Planaltina, Augusto César de Mendonça Brasil e Luis Antônio Pasquetti; o superintende do HUB Hervaldo Sampaio; e outros representantes e docentes de faculdades e institutos da Universidade e da Associação dos Servidores da Fundação Universidade de Brasília (Asfub). Técnicos, colaboradores e alunos também prestigiaram a posse.

 

PERFIL – Araken dos Santos Werneck Rodrigues possui doutorado e mestrado em Física pela Universidade de Brasília e graduação na área pela Universidade Federal de Goiás. Desde 2011, exerce o cargo de vice-diretor da Faculdade UnB Ceilândia e agora assume a direção para o quadriênio 2016 a 2020.

 

João Paulo Chieregato Matheus é doutor e mestre em Ciências Médicas (Reabilitação) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Possui duas especializações em Fisioterapia, sendo uma aplicada à Geriatria e outra à Traumatologia pela Universidade de Franca. É graduado em Fisioterapia pela Universidade de Uberaba. Antes de compor o quadro de docentes da Universidade de Brasília, atuou como professor, pesquisador ou consultor nas seguintes instituições: Universidade de Uberaba (Uniube), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Paulista (UNIP), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).