GESTÃO

Evento debate questões, como análises dos cursos de graduação, evasão, retenção e Enade

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

 

O 2° Fórum da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB reuniu coordenadores de cursos, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), colegiados e discentes para discutir iniciativas relacionadas à análise institucional da Universidade.

 

Parceria entre o Decanato de Planejamento e Orçamento (DPO) e o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o encontro ocorreu no último dia 30, na Faculdade de Tecnologia, e também contou com a presença do reitor Ivan Camargo, da vice-reitora Sônia Báo, além de decanos e membros da CPA.

 

"A ideia é diagnosticar problemas e a partir disso melhorar. Esperamos passar esses dados e informações para o maior número de pessoas e, também, nos apropriar de algumas das formas de avaliação da Universidade”, explica a presidente da Comissão Maria Eduarda Pianto.

 

 

Avaliação é um instrumento positivo para a UnB, afirma Presidente da CPA

Entraram em debate temas, como a avaliação externa de cursos (até agosto deste ano, 10 cursos passaram por análise, seis obtiveram nota máxima); a retenção e evasão na UnB, cujo índice foi de 16,7% em 2014, e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

 

Foram apresentados, ainda, uma pesquisa sobre o perfil dos egressos da Universidade, com objetivo de verificar a colocação dos ex-alunos no mercado formal de trabalho, e o resultado da consulta à comunidade universitária, realizada em fevereiro, acerca dos problemas e possíveis sugestões de melhorias para o funcionamento da UnB.

 

A presidente da CPA reforça, a importância da participação dos alunos nas avaliações da Universidade e a contribuição das análises para futuras melhorias. "As pessoas não devem encarar esse processo apenas como um trabalho, mas como algo positivo, que será usado para seu próprio bem e para melhorar as dinâmicas da Universidade".

 

CPA - Instituída pela Lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a Comissão Própria de Avaliação é responsável por conduzir os processos de avaliação internos da UnB, além de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A comissão é composta por 17 membros entre representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil.

 

Entre as principais atividades da CPA, estão a avaliação discente; a consulta à comunidade acadêmica; pesquisa de egressos; e o Fórum de Avaliação da Comissão Própria de Avaliação da UnB (AVAL). Anualmente, a comissão elabora relatório de autoavaliação da instituição.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.