MATURIDADE

Edital oferta 50 vagas na Faculdade UnB Ceilândia para Educador Político Social em Gerontologia. Prazo segue até 10 de fevereiro

Alunos da Universidade do Envelhecer (UniSer). Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Estão abertas as inscrições para o curso de Educador Político Social em Gerontologia, que faz parte do Programa Universidade do Envelhecer (UniSer). São ofertadas 50 vagas destinadas a pessoas com idade igual ou superior a 45 anos. Os interessados devem se inscrever presencialmente no campus de Ceilândia até 10 de fevereiro. Vale ressaltar que esse é um curso de extensão e, portanto, não se trata de titulação de ensino superior.

Além de atender ao critério da idade, os candidatos devem ter disponibilidade para participar das aulas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30, e das atividades extracurriculares, que poderão acontecer inclusive aos finais de semana. Serão selecionados os 50 inscritos de maior idade, conforme critérios previstos no edital do processo.

FORMAÇÃO – Com duração de três semestres, o curso faz parte do programa de extensão da Universidade do Envelhecer. Silvana Funghetto, gestora da UniSer, explica que o objetivo da extensão é fomentar ações educativas e integrativas para empoderar idosos e adultos e promover o envelhecimento ativo. “Visamos à adoção de comportamentos que estimulem a cidadania e o desenvolvimento humano e social, além de contribuir para a transformação das pessoas envolvidas. É uma forma de transpor os muros da Universidade e trazer esse cidadão para compor nossa comunidade interna", afirma.

Entre as disciplinas ofertadas no curso de extensão estão Envelhecimento e Saúde, Direito e Cidadania, Política e Educação, Atividade Física e Mobilidade, Música, Educação Gerontológica, entre outras. No último semestre, os alunos também realizam atividades práticas para consolidar os conhecimentos adquiridos e elaboram um trabalho de conclusão de curso.

A Universidade do Envelhecer é um programa da Universidade de Brasília e foi fundada em 16 de abril de 2015, à época chamada de Universidade da Maturidade. Sua proposta pedagógica está alicerçada na aplicação de tecnologia social baseada nos pilares de ensino, pesquisa e extensão e que foi vivenciada com sucesso na Universidade Federal de Tocantins (UFT).

Acesse o portal da Universidade do Envelhecer e conheça mais sobre esse projeto.