COMUNIDADE

Promovido pelo Decanato de Extensão, seminário acontece nos dia 29 e 30, no auditório da ADUnB


Com a proposta de discutir e construir coletivamente as diretrizes da política de segurança da Universidade de Brasília, será realizado nos dias 29 e 30 de março o seminário Segurança se faz em comunidade e com respeito à diversidade, organizado pelo Decanato de Extensão (DEX). O evento, aberto ao público, acontecerá no auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), no campus Darcy Ribeiro.


Para a decana de Extensão, Olgamir Amancia, iniciar o debate a partir da temática da diversidade afirma a sensibilidade da gestão na busca por respostas estruturantes e não medidas paliativas. “Em geral, quando se fala em segurança, o primeiro movimento é de apontar na perspectiva da dimensão policial, que é importante, mas insuficiente para responder a essa questão. Então, a Universidade precisa pensar a diversidade que perpassa esse espaço e o caráter pedagógico que as ações devem ter”, diz.


“Vamos partir das reflexões de especialistas na área de segurança, gênero, raça, orientação sexual e passar pela escuta à comunidade acadêmica em busca da legitimidade das proposições”, explica a professora. Segundo ela, essa participação coletiva será consolidada por meio da criação de um fórum permanente de segurança da UnB.


A reitora da Universidade, Márcia Abrahão, destaca que a melhoria da segurança nos campi é uma das prioridades da gestão. “Nesses primeiros meses de gestão, já recuperamos algumas câmeras dos estacionamentos, iniciamos a instalação de 90 postes em locais sensíveis do campus Darcy Ribeiro e a colocação de cerca no campus do Gama.” Ela também ressalta que o sistema UnB Alerta, desenvolvido por estudantes, foi adotado pela UnB, mas é preciso ir além. “Este seminário servirá para que toda a comunidade nos ajude a construir uma política institucional e integrada de segurança para a UnB”, afirma Márcia.


PROGRAMAÇÃO – O primeiro dia será permeado de debates. A solenidade de abertura contará com a presença da reitora, da decana de Extensão, do decano de Assuntos Comunitários, André Reis, e do prefeito do Campus, Valdeci Reis, além da secretária de Segurança Pública do Governo de Brasília, Márcia de Alencar Araújo.


Depois, quatro mesas-redondas debaterão o tema a partir de diferentes perspectivas. Durante a manhã, as professoras Lourdes Bandeira, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (NEPeM), e Cristina Zackeski, do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (NEVIS), e o professor Arthur Trindade (NEVIS), todos da UnB, discutirão Os Desafios da Segurança Pública e a Violência de Gênero.


Na parte da tarde, Segurança e Diversidade na perspectiva de gênero, raça, etnia e orientação sexual; Segurança, Saúde Mental, Uso e Abuso de Drogas; e Segurança Patrimonial: inteligência, infraestrutura e investimentos serão os temas das outras três mesas.


O segundo dia será dedicado à construção de propostas e recomendações, com três grupos de trabalho acontecendo simultaneamente. O GT 1, sobre Segurança e Diversidade, começa às 9h na ADUnB. Os GTs 2 e 3, sobre Segurança, Saúde Mental, Uso e Abuso de Drogas; e Segurança Patrimonial: inteligência, infraestrutura e investimentos acontecerão na Faculdade de Educação, também às 9h.


No período vespertino, os participantes se reunirão novamente no auditório da AdUnB para a plenária final, que decidirá as propostas. Confira a programação.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.