SEGURANÇA

Policiais militares do 3º Batalhão se revezarão no patrulhamento com bikes entre 7h e 23h. Após esse horário, motorizados farão a segurança do campus Darcy Ribeiro

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

A entrega de 20 bicicletas ao 3º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), nesta sexta-feira (23), marcou o início do policiamento ciclístico no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Adquiridos pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), os equipamentos foram adaptados para rodar sobre diversos terrenos, de acordo com especificações repassadas pela PMDF.

O objetivo da ação é aproximar a Polícia Militar da comunidade acadêmica, agilizar o atendimento das ocorrências, combater furtos e roubos, reforçar o patrulhamento na área de estacionamentos e fortalecer o policiamento comunitário na região da Universidade.

“Essa parceria é essencial para que seja desenvolvido um trabalho realmente respeitado e de efeito, que traga resultados para todos que frequentam o campus Darcy Ribeiro. É um lugar enorme e sabemos que temos muito a avançar, mas vamos concretizando isso aos poucos”, disse o tenente coronel Márcio Cavalcante Vasconcelos.

Coronel Seabra afirma que ronda com bicicletas será feita das 7h às 23h. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

Segundo o coronel Josias do Nascimento Seabra, subcomandante geral da PMDF, inicialmente, os policiais militares farão a ronda no campus com 12 bicicletas, das 7h às 23h. Após esse horário e durante toda a madrugada, haverá patrulha motorizada. Nas próximas semanas, as 20 bicicletas começam a ser usadas.

“É um reforço muito importante no policiamento do campus da UnB. Nos esforçamos para entender melhor os problemas trazidos pela comunidade e para, dentro dos nossos meios, atuarmos de maneira efetiva e eficaz. Nosso sonho é reduzir as ocorrências para próximo de zero”, afirmou Seabra.

Reitor destaca parceria com a PM para garantir a segurança na UnB. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

O reitor Ivan Camargo lembrou que o comandante Vasconcelos e o capitão Da Silva, ambos do 3º Batalhão de Polícia Militar, são ex-alunos da UnB. “São oficiais da PM que conhecem perfeitamente nossa realidade, particular, criativa e dinâmica. É muito bom tê-los como comandantes”, destacou.

“A segurança é fundamental, assim como a presença de vocês para garanti-la. Vocês têm feito esse trabalho com muita precisão e muita dedicação”, avaliou o reitor.

As rondas policiais na UnB, até então, eram realizadas a pé ou por carros e motos. O policiamento ciclístico abrangerá toda a área do campus Darcy Ribeiro.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.