INTEGRAÇÃO

Seleção busca propostas para promover debate sobre inclusão, redução de desigualdades e combate a violências

Manifestação de grupo LGBT no edifício da Reitoria da UnB, em 2013. Foto: Edu Lauton/Secom UnB

Começam nesta segunda-feira (7) as inscrições para a primeira edição da seleção simplificada para o Programa de Formação e Informação em Diversidade. A iniciativa, da Diretoria da Diversidade (DIV) da Universidade de Brasília, tem o objetivo de promover eventos instrucionais com foco nas temáticas de gênero, raça, etnia e orientação sexual nos quatro campi da instituição. Podem se inscrever professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. O prazo segue aberto até dia 17 de agosto.

A ideia é a de realizar ações de transmissão de conhecimento, como minicursos, seminários, mesas-redondas, painéis, workshops, oficinas, pesquisas, mapeamentos, a fim de construir amplo debate sobre políticas de inclusão e de redução das desigualdades, e sobre combate às violações de direitos.

“A proposta surge pela necessidade de incluir o segmento estudantil na formação da comunidade universitária”, explica Susana Xavier, diretora da DIV. Atualmente, os programas desenvolvidos pela diretoria em parceria com a Coordenadoria de Capacitação (Procap), do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), são direcionados exclusivamente a docentes e servidores técnico-administrativos. Xavier comenta que, diante da necessidade de incluir estudantes, resolveu-se construir um instrumento no qual elas e eles fossem protagonistas das ações. “É importante porque amplia o debate, responsabiliza todas e todos pelo combate às violências e à promoção de uma universidade que respeita e acolhe sua pluralidade. Por outro lado, são mais pessoas pensando e construindo, e isso é um ganho incalculável”, avalia.

As propostas aprovadas serão cadastradas como projeto de extensão no sistema Siex para a concessão de créditos acadêmicos e certificação, caso sejam aprovadas na Câmara de Extensão. As coordenações da DIV irão supervisionar, acompanhar e avaliar as ações. Além disso, a Diretoria da Diversidade irá ofertar instrumentos, materiais e espaço físico necessários à execução dos eventos instrucionais, de acordo com a disponibilidade dos recursos institucionais.

Estudantes em situação de vulnerabilidade que sejam proponentes de ações poderão receber auxílio financeiro de até R$ 2 mil, a depender da carga horária para execução da proposta.