SOCIEDADE

Durante o evento, marcado para 30 de setembro, decanato apresentará proposta para criar polo de extensão na região

No próximo dia 30 de setembro, um sábado, o Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília promove, na Cidade Estrutural, fórum para tratar da viabilização de um polo da UnB na região. O objetivo é ouvir demandas da comunidade e apresentar os Programas e Projetos de Extensão de Ação Contínua (PEACs) da Universidade que já existem na Estrutural.

A programação vai das 8h30 às 13h, no auditório do Centro Comunitário da Cidade Estrutural, onde funciona o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Professora Iracilda Pimentel é diretora de Integração Social e Desenvolvimento Regional do Decanato de Extensão. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

“É uma oportunidade para promover o diálogo e a reflexão sobre o papel da instituição como integradora das ações de extensão na comunidade”, diz a professora Iracilda Pimentel, diretora de Integração Social e Desenvolvimento Regional do Decanato de Extensão (DDIR/DEX).

O decanato planeja lançar, ainda neste ano, edital para articular PEACs atuantes – serão oferecidas bolsas e ajudas de custo para transporte e materiais. Ao todo, há oito projetos de extensão envolvidos na organização do fórum, mas a expectativa é que pelo menos 50 projetos sejam cadastrados no Sistema de Extensão (SIEX) com a divulgação do edital.

A ideia é que o polo de extensão funcione como facilitador, agregando extensionistas em um único lugar e dando visibilidade para as ações realizadas na comunidade. Para isso, a Universidade espera contar com o apoio do poder público a fim de conseguir espaço físico. “Queremos criar um ambiente que a comunidade reconheça e para onde leve suas demandas”, enfatiza a diretora do DEX.