Ex-atleta cubano coordena treinos de boxe no campus Darcy Ribeiro

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

O estigma de esporte violento, disputado por brutamontes, cai por terra quando se acompanha os treinos de boxe conduzidos por Alexei Ramírez. Com mais de 30 anos de experiência nos ringues, o peso médio cubano equilibra firmeza e suavidade na preparação de 140 atletas no Centro Olímpico da Universidade de Brasília. "O treino de boxe traz benefícios para pessoas de qualquer sexo, idade e condição física. Basta ter determinação", garante.

A mescla de alunos amadores e de competição, com diversos níveis e pesos, é uma das marcas do método adotado por Alexei. Antes mesmo de comerçar o treinamento, é possível observar o heterogêneo grupo correr ao redor da quadra do ginásio, pular corda e fazer alongamentos. Quando o professor chega, dá-se início a tiros curtos de corrida para garantir o aquecimento, seguidos, então, das práticas de luta. "Além da parte técnica, o nosso treino envolve muito exercício aeróbico. É bom para a cabeça, para o coração e ajuda a definir o corpo", explica o boxeador.

As vantagens do boxe são confirmadas pelo estudante de Gestão do Agronegócio Guilherme dos Santos, um dos mais novos pupilos de Alexei. "Tenho me sentido mais disposto para os estudos e mais preparado fisicamente", afirma. Apenas em sua quarta aula, ele se diz contagiado pelo esporte. "Recomendo muito. É excelente para a saúde, além de ser uma boa opção dentro dessa onda fitness".

Treino reúne atletas de diferentes categorias no Centro Olímpico. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

Quem também tomou gosto pelos treinos de boxe na UnB foi a futura museóloga Amanda Soares. Praticante há oito meses, ela inclui a melhora na concentração e no condicionamento físico entre os benefícios dos treinos. Apesar disso, afirma que algumas pessoas ainda reagem com estranhamento quando sabem da modalidade que escolheu. "Minha mãe fala que vou ao caratê", brinca. "Existe uma falta de conhecimento, mas é um esporte muito legal para praticar".

Assessora no Decanato de Planejamento e Orçamento, Claudete de Oliveira enfrentou a desconfiança da família quando começou no esporte há oito meses. "Meus dois filhos e até meu neto ficaram rindo de mim", lembra. Hoje, segundo ela, muitos demonstram interesse em entender melhor os exercícios que ela faz.

PROMESSAS UNIVERSITÁRIAS - O trabalho de Alexei Ramírez na UnB começou há sete anos, mas é recente o seu ganho de notoriedade. Além da divulgação boca a boca, a procura pelos treinos tem aumentado com os bons resultados alcançados por atletas. O estudante de Educação Física Andrey Pereira Sanches é um dos destaques como vice-campeão da Copa Brasília e terceiro colocado no campeonato brasiliense do boxe chinês, variação em que também se usa os pés para golpear. "Meu objetivo é ainda participar de uma olimpíada", diz ele, que disputa em categoria de até 69 quilos.

"O boxe cubano, ao lado do americano e do russo, é um dos melhores do mundo. É um privilégio termos um treino aqui nos mesmos moldes que se tem por lá", diz Alexandre Teza, estudante de Engenharia Florestal e promessa entre os boxeadores de até 75 quilos.

A importância de treinos com essa qualidade é reconhecida pelo coordenador de Esporte da DEA/DAC, Carlos Alberto Diniz. "A presença de um técnico como o Alexei é excelente para difundir um esporte com a importância do boxe", afirma. Carlão, como é conhecido, lembra que a UnB apoia cinco alunos da modalidade por meio do Programa Bolsa Atleta Universitária.

Ramírez traz experiência cubana no esporte conhecido como "a nobre arte". Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

ESTRUTURA - Com experiências em universidades da China e da Rússia, o técnico cubano afirma ter encontrado na UnB "um ambiente de muita cooperação". Ele elogia a qualidade dos atletas locais e diz que é possível fazer o boxe avançar com investimentos em infraestrutura. Os treinos hoje são realizados de forma improvisada no ginásio.

A realização da Universíade 2019 em Brasília era a principal esperança de gestores da UnB para recuperar e ampliar as instalações do Centro Olímpico. Com o cancelamento dos jogos na capital federal, os planejamentos precisaram ser revistos.  Segundo a Diretoria de Gestão de Infraestrutura, a prioridade atual é a instalação da pista de atletismo.

Boxe na UnB

Treinos para iniciantes e veteranos

Local: Centro Olímpico

Público: aberto à comunidade