TECNOLOGIA

Projeto tem objetivo de disponibilizar redes de alta capacidade para instituições de pesquisa e de Ensino Superior

Integrantes dos comitês Gestor e Técnico da GigaCandanga se reuniram nesta quarta-feira (2) para discutir os desafios superados pelo projeto ao longo desse ano e as perspectivas a serem alcançadas em 2016. O encontro ocorreu na Reitoria da Universidade de Brasília e contou com a presença do reitor Ivan Camargo.

Atualmente, participam da GigaCandanga cerca de 33 instituições – federais, distritais e particulares –, entre elas, os ministérios da Educação e do Planejamento, a Secretaria de Cultura, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), além da UnB.

As redes de alta capacidade perpassam o Plano Piloto e as regiões administrativas de Planaltina, São Sebastião, Gama, Santa Maria e Brazlândia. “É incrível ver essa rede funcionar, ela é essencial", ressaltou o reitor.

O presidente do Comitê Gestor, professor Leonardo Lazarte, explica que parte do sucesso se deve ao fato de a GigaCandanga ser um consórcio, ou seja, todos os parceiros participam da gestão e do funcionamento da rede.

Além disso, o Coordenador de Operações, José Wilson do Nascimento, pondera que a rede possui um sistema de linhas alternativas e, por isso, dificilmente é interrompida, mesmo com danos nos cabos.

Sérgio Lima, representante do Ministério do Planejamento, evidenciou a satisfação da instituição com o projeto e parabenizou a estrutura e as previsões da iniciativa. “As mudanças ocorrem quando as necessidades superam a realidade”.

GIGACANDANGA – A rede possui cerca de 520 km de extensão e possui uma capacidade de 40 GB de velocidade na central. A velocidade oferecida nos 47 pontos de acesso pode variar de 1 a 10 GB. A GigaCandanga faz parte da iniciativa Redecomep-DF, projeto implantado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em 2005, e completa oito anos no próximo dia 18.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.