TECNOLOGIA

Projeto tem objetivo de disponibilizar redes de alta capacidade para instituições de pesquisa e de Ensino Superior

Integrantes dos comitês Gestor e Técnico da GigaCandanga se reuniram nesta quarta-feira (2) para discutir os desafios superados pelo projeto ao longo desse ano e as perspectivas a serem alcançadas em 2016. O encontro ocorreu na Reitoria da Universidade de Brasília e contou com a presença do reitor Ivan Camargo.

Atualmente, participam da GigaCandanga cerca de 33 instituições – federais, distritais e particulares –, entre elas, os ministérios da Educação e do Planejamento, a Secretaria de Cultura, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), além da UnB.

As redes de alta capacidade perpassam o Plano Piloto e as regiões administrativas de Planaltina, São Sebastião, Gama, Santa Maria e Brazlândia. “É incrível ver essa rede funcionar, ela é essencial", ressaltou o reitor.

O presidente do Comitê Gestor, professor Leonardo Lazarte, explica que parte do sucesso se deve ao fato de a GigaCandanga ser um consórcio, ou seja, todos os parceiros participam da gestão e do funcionamento da rede.

Além disso, o Coordenador de Operações, José Wilson do Nascimento, pondera que a rede possui um sistema de linhas alternativas e, por isso, dificilmente é interrompida, mesmo com danos nos cabos.

Sérgio Lima, representante do Ministério do Planejamento, evidenciou a satisfação da instituição com o projeto e parabenizou a estrutura e as previsões da iniciativa. “As mudanças ocorrem quando as necessidades superam a realidade”.

GIGACANDANGA – A rede possui cerca de 520 km de extensão e possui uma capacidade de 40 GB de velocidade na central. A velocidade oferecida nos 47 pontos de acesso pode variar de 1 a 10 GB. A GigaCandanga faz parte da iniciativa Redecomep-DF, projeto implantado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em 2005, e completa oito anos no próximo dia 18.