COMUNIDADE

Podas de árvores, trocas de lâmpadas e restauração da sinalização de trânsito tiveram destaque na preparação do campus para a volta às aulas

Prefeitura do Campus trabalhou em parceria com Terracap e Novacap na manutenção de áreas verdes do Darcy Ribeiro. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

As cerca de 50 mil pessoas que vão circular pelo campus Darcy Ribeiro todos os dias a partir desta semana inaugural de aulas devem encontrar um ambiente bem cuidado. Enquanto boa parte do público ainda estava em férias, a Prefeitura do Campus (PRC) trabalhou em manutenções prediais e na conservação de outras estruturas do principal campus da Universidade.

O mato alto foi aparado. Cerca de 300 árvores cujas estruturas poderiam comprometer transeuntes ou fiações elétricas foram podadas com a colaboração da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), responsável por disponibilizar mão de obra e equipamentos especializados. A expectativa do prefeito Valdeci Reis é que os cuidados se reflitam em benefícios à comunidade acadêmica, inclusive na sensação de segurança de quem transita no local.

Neste sentido, foram instalados refletores em pontos considerados estratégicos no campus. Os equipamentos possuem potência de iluminação superior ao de luminárias comuns. De acordo com o levantamento da PRC, 500 lâmpadas e 120 tomadas foram substituídas em salas de aula e partes internas de prédios. Cabos de energia do Instituto Central de Ciências também foram trocados.

O Departamento de Trânsito (Detran) do DF atuou em parceria com a UnB, viabilizando a revitalização de faixas de pedestres, restaurando sinalizações antigas e instalando 11 novas placas. Áreas de velocidade reduzida também foram definidas em locais específicos do campus, pensando na segurança de motoristas e pedestres.

Outros serviços, nem sempre vistos, mas também relevantes, foram realizados, como a impermeabilização de coberturas. “No período de seca ninguém se lembra do quanto isso é necessário, mas basta chover para a demanda e as reclamações aumentarem, por isso atuamos preventivamente”, destaca o prefeito.

Estes reparos se concentraram em áreas com maior necessidade, como ICC Sul, Faculdade de Direito (FD) e Faculdade de Ciências da Saúde (FS). Pinturas de prédios e dedetizações são feitas corriqueiramente pela administração e não tiveram regime diferenciado. Para saber mais sobre as ações de manutenção e conservação, acompanhe a página da PRC.

COOPERAÇÃO – Para que as instalações da Universidade de Brasília continuem preservadas, é preciso que a comunidade acadêmica esteja envolvida. A prefeitura está atenta a ações de depredação e descaso com o bem público. Mesmo durante as férias, foram registrados episódios de vandalismo contra dezenas de carteiras, mesas e cadeiras nos anfiteatros 2, 3, 4 e 6 do ICC.

Mesas foram arrancadas e cadeiras quebradas em anfiteatro do ICC. Foto: Prefeitura do Campus/PRC

"Nossa surpresa foi grande ao nos depararmos com vestígios de depredações em dias de registro acadêmico. A manutenção destas estruturas será feita aos poucos e pode ser que algumas aulas sejam prejudicadas", avalia o prefeito Valdeci Reis. Os responsáveis pelos atos não foram identificados.

Para tentar ter controle da movimentação nos prédios de uso comum do campus Darcy Ribeiro, como pavilhões, blocos de sala de aula e o próprio ICC, a administração superior instituiu, desde o ano passado, regime de acesso restrito das 23h às 6h. Não há proibição para frequentar estes locais durante o horário, mas é necessário identificação e exposição de motivo.

Prédios autônomos, como a Faculdade de Direito (FD) e a Faculdade de Tecnologia (FT), por exemplo, possuem horário de funcionamento regido por definição de suas diretorias.

*Estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.