EDUCAÇÃO

Palestras e ações educativas no campus Darcy Ribeiro e nas redes sociais integram campanha A vida e o trânsito, realizada em parceria com o Detran-DF

Ação educativa sobre respeito à faixa de pedestres em 2017. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Brasília reduziu em 134 as mortes no trânsito de 2016 para 2017. Essa é a menor taxa de óbitos registrada na capital federal em nove anos. Contrapondo o avanço, estatísticas apontam que o número de motoristas flagrados embriagados mais que dobrou no mesmo período, o que mostra a necessidade de se investir em medidas para reduzir a imprudência no trânsito.

“As ações integradas de engenharia, educação e fiscalização de trânsito do Detran, bem como dos demais órgãos e entidades que têm responsabilidade sobre o trânsito seguro, estão contribuindo para essa redução no número de óbitos. Ainda buscamos uma diminuição mais drástica”, afirma o gerente de Ações Educativas de Trânsito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Tiago Moreira.

Sensibilizar a população sobre o tema é um dos passos para mudar essa realidade. Para isso, o Detran-DF, em parceria com a UnB, promove a campanha A vida e o trânsito, que acontece no campus entre os dias 26 e 29 de março. No período, a comunidade acadêmica pode assistir a palestras educativas que acontecem, das 10h às 15h, em tenda do Detran-DF montada em frente ao Restaurante Universitário (RU). Quem passar pelo local poderá ainda participar de uma simulação com os óculos Drunk Buster, que permitem testar a sensação de embriaguez ao volante.

“O objetivo é estimular comportamentos seguros no trânsito, por meio de mensagens-chave e de palestras educativas”, explica Tiago. A campanha segue até o final de mês de maio, com outras ações que chamam a atenção da comunidade acadêmica para a importância de tornar o trânsito mais seguro.

Integram as ações os adesivos dispostos em pontos estratégicos do campus que promovem temáticas como velocidade de tráfego, distração ao volante e respeito ao ciclista. As ilustrações podem ser conferidas no Restaurante Universitário, na Biblioteca Central (BCE), na Reitoria, no Pavilhão João Calmon (PJC) e no Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT) até o dia 31 de maio.

As redes sociais da Universidade reforçarão a iniciativa, divulgando vídeos com orientações sobre convivência no trânsito, prioridade aos pedestres na travessia da faixa, cuidados na ultrapassagem de ciclistas, funcionamento dos bolsões de motocicleta e a vida no trânsito.

“Ações voltadas aos pedestres, ciclistas e motoristas provocam reflexão e conscientização. Isso gera impacto sobre o comportamento individual no trânsito e auxilia na boa relação entre a comunidade”, acredita o decano André Reis, sobre a parceria entre o Detran-DF, o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), a Prefeitura do Campus (PRC), o PPGT e o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transporte (Ceftru).

SEGURANÇA – A campanha A vida e o trânsito também integra o trabalho desenvolvido pelo Comitê Consultivo Permanente para a Gestão de Segurança da UnB. O grupo estuda formas de melhorar no campus a segurança voltada ao trânsito, o que inclui propostas de infraestrutura e atividades educativas.

Manutenção nas placas de trânsito e sinalizações, implementação de áreas de velocidade reduzida e instalação de refletores são algumas das adequações já realizadas para garantir um ambiente mais seguro.

Concomitante aos reparos de estrutura, o decano André Reis aposta no processo de educação como chave para mudança do comportamento no trânsito. “A multiplicação dessas ações educativas entre a comunidade da UnB pode culminar no fortalecimento de uma comunidade em geral que respeite a vida”.