COMUNIDADE

Ivan Camargo conheceu local onde deve ser construído Centro de Cultura, Aprendizagem e Inovação Social

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

A Universidade de Brasília ajusta os passos para chegar a mais uma região administrativa do Distrito Federal. Nesta terça-feira (8), o reitor Ivan Camargo esteve no Paranoá e visitou o terreno de 41 mil metros quadrados destinado a abrigar instalações da instituição. A área está prevista no projeto urbanístico do Paranoá Parque.

Apesar de a cessão do terreno ainda não ter sido formalizada, o administrador do Paranoá, Eduardo Rodrigues, ratificou o compromisso do governo em concretizar a transferência em breve. O reitor Ivan Camargo também demonstrou segurança sobre o tema. "A parte política está resolvida. Se não assinamos hoje, será na próxima semana ou no próximo mês", afirmou.

Antes da visita ao local, membros de organizações que integram o Movimento pela UnB no Paranoá e Itapoã (MUPI) se reuniram na sede do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (Cedep). Estiveram presentes lideranças comunitárias, estudantis e educacionais, além de representantes do governo do Distrito Federal e da Universidade de Brasília.

Centro de Cultura, Aprendizagem e Inovação Social deve começar a funcionar em 2019. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

PROTAGONISMO - O projeto para o núcleo da UnB no Paranoá vem sendo chamado de Cais, sigla para Centro de Cultura, Aprendizagem e Inovação Social. Trata-se de novo conceito de centro universitário. Atividades de ensino, pesquisa e extensão serão oferecidas, mas o principal diferencial em relação às modalidades de campus e pólo universitário está no vínculo estabelecido com a comunidade local e suas demandas.

Segundo a professora Maria de Fátima Brandão, do Decanato de Ensino e Graduação, o Cais tornará a UnB protagonista na forma de atuação das universidades junto à população. A presidente do Cedep, Leila Maria, ressaltou que sua maior esperança com a chegada da UnB não é diminuir a distância entre Paranoá e outros campi, mas sim estabelecer novo modelo de Universidade.

"A UnB já desenvolve trabalhos na área da saúde no Paranoá há muitos anos. Hoje há ações no campo da educação, do direito e da informática. Nossa intenção é produzir mais do que tem sido feito por meio das ações individuais de professores que atuam na região, é trazer institucional e fisicamente o prédio da UnB para este novo terreno", explicou o reitor Ivan Camargo.

Centro desenvolverá ações em diversas áreas para atender à comunidade local. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

MOBILIZAÇÃO - Durante o ato, o professor do Departamento de Serviço Social Perci Coelho se disse entusiasmado pelo engajamento da comunidade local. "Não me lembro de ter visto movimento popular reivindicando terreno para uma Universidade. Isso mostra como a UnB é representativa", opinou.

Vice-presidente da Associação dos Moradores do Paranoá Parque, Jonas de Araújo classifica a presença da UnB no bairro como fundamental para a valorização da comunidade. Membro da Regional de Ensino do Paranoá, Dadir Costa considera que a instalação do Cais é a "realização de um sonho, que certamente vai elevar a auto-estima da população do Paranoá e do Itapoã".

Professor de química e coordenador do MUPI, Carlos Garibel disse que a participação popular em prol da causa tem sido provocada constantemente: "Queremos que os moradores se envolvam e ajudem a acelerar a chegada da UnB". A expectativa do Movimento é de que o Cais esteja funcionando em 2019.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.