EXTENSÃO

Evento será realizado entre 24 de 28 de setembro. Edital traz mudanças na proposição de atividades. Submissões até 12 de agosto

Mais integração e construção coletiva das atividades, para promover um evento que seja, realmente, de toda a UnB. Em busca de traduzir esse intuito, o edital da Semana Universitária 2018, lançado nesta sexta-feira (8), traz importantes mudanças.

Rapper GOG participou de evento da Semana Universitária 2017. Edital deste ano traz novidades. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Entre outras novidades, o documento aprovado na última terça-feira (5), durante reunião da Câmara de Extensão, apresenta a Semana Universitária como um programa especial a partir de 2018.

“Significa que o evento não acontecerá apenas entre os dias 24 e 28 de setembro. Teremos desdobramentos, resultados e produtos aferidos para que continuemos implementando a política de extensão na Universidade”, explica Olgamir Amancia, decana de Extensão. O objetivo é reduzir a fragmentação das atividades, estimulando uma integração mais forte entre unidades.

No novo formato do evento, apenas unidades acadêmicas e administrativas – faculdades, institutos e centros que possuam atividades de ensino, pesquisa e extensão (Ceam, Cead, CET, CDS e CDT) poderão propor atividades, além de BCE, HUB, reitoria, vice-reitoria e demais órgãos complementares, auxiliares e decanatos. As unidades deverão priorizar a participação de alunos de educação básica, de preferência da rede pública.

“Não quer dizer que o professor, o técnico e o estudante não poderão mais apresentar propostas, apenas que isso vai exigir muito debate e implicar construção coletiva. A unidade será responsável por discutir o que quer apresentar, com sua cara, sua marca”, esclarece a decana do DEX. “Muitas vezes as iniciativas concorriam uma com a outra, queremos evitar isso”, justifica.

No caso das unidades acadêmicas, as propostas serão geridas por coordenadores de extensão. Nas administrativas, o papel será desempenhado pelo chefe da unidade. O envio das propostas deverá ser feito até o dia 12 de agosto.

Cada unidade deverá fazer uma proposta única, com todas as ações a serem realizadas durante o evento. Assim, as propostas terão status de projeto de extensão, vinculado ao programa especial Semana Universitária. As propostas deverão ser cadastradas por meio do Sistema de Extensão (Siex).

Outra mudança diz respeito à descentralização dos recursos. As unidades receberão de R$ 5 mil a R$ 10 mil, e também poderão ser contempladas com bolsas de extensão, com validade de junho a novembro. O DEX oferecerá treinamento aos bolsistas selecionados para atuarem no planejamento, na organização e execução das atividades da Semana Universitária.

Entre os eixos temáticos, um dos principais é o de Direitos Humanos, Justiça e Cidadania, em acordo com a campanha institucional da UnB neste 2018. Serão aceitas propostas que busquem articular ações da comunidade acadêmica com o propósito de promover a construção da paz e desconstruir estereótipos e preconceitos. Outros eixos incluem Educação, Formação e Trabalho e Arte, Cultura e Sociedade.

MUDANÇAS NA CERTIFICAÇÃO A programação da Semana Universitária deve ser divulgada em 31 de agosto. O público poderá se inscrever nas atividades a partir de 1º de setembro. A partir da edição de 2018, a certificação das atividades será completamente digital, por isso, só serão permitidas inscrições pelo Siex.

Os certificados digitais estarão disponíveis no próprio sistema, desde que a unidade responsável ateste a frequência dos alunos na atividade. “A certificação digital representa um salto de qualidade. Poderemos responder as demandas na hora, não teremos mais certificados emitidos apenas no ano seguinte”, comemora a decana Olgamir Amancia.

>> Acesse a íntegra do edital da Semana Universitária 2018