INTERNACIONAL

Instituto Rei Sejong se apresenta a Brasília com atividades diversificadas. Em 3 de agosto, público poderá degustar comidas típicas e visitar exposições temáticas

Aberta ao público, atração cultural apresentará gênero dramático de música folclórica da Coreia, o pansori. Arte: Embaixada da República da Coreia

A partir do segundo semestre letivo de 2018, uma nova língua entra na grade de disciplinas da Universidade de Brasília: o coreano. O ensino do idioma será a primeira iniciativa do Instituto Rei Sejong na capital do Brasil. Vinculado ao Ministério da Cultura, Esporte e Turismo da Coreia, o instituto possui outras três unidades nas regiões Sul e Sudeste do país.

A inauguração do centro promotor da cultura e da língua coreanas no Distrito Federal e Centro-Oeste acontece no próximo dia 3 de agosto, com atividades abertas a toda a comunidade, acadêmica e externa. A cerimônia oficial de lançamento será realizada às 16h, no anfiteatro 10 do Instituto Central de Ciências (ICC), no campus Darcy Ribeiro. Em seguida, o casal coreano Poppin Hyun-Joon Nam e Aeri Park apresentam música e dança típicas.

A programação é organizada pela Embaixada da República da Coreia, e traz outros atrativos ao longo do dia. Além de um telão que exibirá vídeos temáticos, haverá também a mostra fotográfica Um olhar brasileiro sobre a Coreia, de Breno Giglio, carioca que reside no país asiático.

Às 12h, os visitantes poderão degustar comidas típicas coreanas, como o Bibimbap, um tipo de arroz mexido, e o Bulgogi, carne bovina ao óleo de gergelim. O evento também contará com exposição de livros de autores coreanos traduzidos para a língua portuguesa, de vestimentas tradicionais e de jogos folclóricos. Tudo isso na ala sul do ICC.

PARCERIA PRÓSPERA  Fruto de acordo firmado em agosto de 2017 entre a UnB e a Korea Brazil Society (Kobras), o Instituto Rei Sejong em Brasília dedicará suas ações à promoção do intercâmbio cultural por meio da educação da língua coreana.

No começo das atividades, as aulas serão disponibilizadas apenas para alunos de graduação e pós-graduação da Universidade, em duas turmas de nível básico. A expectativa para o futuro é expandir a possibilidade a outros interessados. “A ideia é inserir posteriormente a oferta por meio do UnB Idiomas, possibilitando a participação da comunidade do Distrito Federal e Entorno”, explica a diretora do Instituto de Letras (IL), Rozana Naves.

Com sede no IL, que já mantém parcerias também com o Instituto Confúcio e a Fundação Japão, o Instituto Rei Sejong estará integrado às demais iniciativas relacionadas ao ensino de línguas e culturas já existentes na UnB. Ligado ao tema, a Universidade também possui o Núcleo de Estudos Asiáticos (Neasia/Ceam).

“O Instituto Rei Sejong não se trata somente de um centro de língua, mas de um instrumento que contribuirá para a instalação do curso superior de língua coreana na UnB no futuro, reforçando o intercâmbio e a cooperação entre os dois países”, afirma o presidente da Kobras, Shin-Won Choi. “Além da diversidade linguística, o instituto coreano terá impacto na internacionalização da UnB como um todo”, acredita Rozana Naves.

Miyalhalmi, a dança com máscaras coreana foi apresentada no 1º Fórum e Feira de Internacionalização da UnB, em 2017. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

SOBRE  O Instituto Rei Sejong é gerido pela Fundação Rei Sejong, fomentada pelo Ministério da Cultura, Esporte e Turismo da Coreia. Atualmente existem 174 unidades em 57 países. Em todas elas, é possível estudar com o mesmo currículo, padronizado pela fundação.

Este é o quarto instituto instalado no Brasil e o primeiro da região Centro-Oeste. Nas regiões Sul e Sudeste, as unidades estão na Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na Universidade de Campinas (Unicamp) e no Centro Cultural Coreano em São Paulo.

A Kobras é uma entidade sem fins lucrativos do Ministério da Diplomacia da Coreia, que visa promover a cooperação entre Brasil e Coreia em diversas áreas, tais como econômica, social, cultural e educativa.

Saiba mais:

>> Reitora Márcia Abrahão recebe embaixador da Coreia do Sul para estreitar parcerias