OPORTUNIDADE

Iniciativa oferece 15 bolsas a graduandos. Objetivo é formar equipe multidisciplinar que articulará ações em rede voltadas a estudantes, professores e técnicos

Com foco na promoção da saúde na Universidade de Brasília, o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) seleciona, até 26 de setembro, 15 bolsistas para o Programa InterAÇÃO em Saúde Comunitária. A principal meta da iniciativa institucional é formar uma rede de atenção e cuidado à saúde na UnB por meio da articulação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados à área.

O edital de seleção oferece 14 bolsas para alunos de graduação em Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social ou cursos afins, além do auxílio para um estudante de Comunicação. As bolsas, no valor mensal de R$ 400, serão pagas em sete parcelas. As três primeiras de outubro a dezembro deste ano e as quatro últimas de março a junho de 2019.

O aluno interessado em participar do processo seletivo deve, obrigatoriamente, estar cadastrado na Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC), com a situação socioeconômica de vulnerabilidade reconhecida. O auxílio não é compatível com qualquer outro tipo de bolsa e o contemplado precisa ter disponibilidade de 12 horas semanais para cumprir as ações do programa e de duas horas semanais para reuniões com a coordenação.

INSCRIÇÕES – Para se inscrever, o estudante precisa preencher formulário (ver Anexo I do edital) com seus dados pessoais, bancários e descrição dos motivos para atuar no projeto e dos trabalhos voluntários já realizados. O documento deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até as 23h59 do dia 26 de setembro. Não serão aceitas inscrições fora do prazo estipulado, considerando-se a data e o horário gerado e registrado eletronicamente no e-mail. A divulgação do resultado está prevista para o dia 29 de setembro, no site do DAC.

Segundo o decano de Assuntos Comunitários, André Reis, os bolsistas passarão por capacitação continuada e irão apoiar atividades focadas na integração e visibilidade dos projetos de saúde comunitária e no atendimento e encaminhamento de alunos, técnicos e professores aos serviços ofertados. “O foco é fazer com que a comunidade universitária conheça e tenha acesso aos fluxos e ações que essas inciativas desenvolvem”, explica.

O PROGRAMA – Para fortalecer a rede de projetos, o InterAÇÃO em Saúde Comunitária prevê a circulação de uma caravana itinerante, que levará atendimento e informações à comunidade dos quatro campi da UnB, além da realização de outras atividades, como palestras sobre hábitos de vida saudável e concepções de saúde ampliada.

Coordenada pelo Decanato de Assuntos Comunitários, a iniciativa conta com o apoio do Gabinete da Reitoria (GRE), do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), do Instituto de Psicologia (IP), do Hospital Universitário de Brasília (HUB), da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A adesão ao programa é contínua e novos parceiros interessados em participar podem entrar em contato com o DAC.