COOPERAÇÃO

Com participação de diversas autoridades estrangeiras, encontro do Ceam abordou mobilidade de pesquisadores entre países da América Latina

Professor paraguaio Vitório Oxilia ministrou palestra na Faculdade de Tecnologia. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A importância do ensino com conexões internacionais foi destaque em apresentação do plano de internacionalização do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB, que aconteceu no auditório Roberto Salmeron na última terça-feira (6). Além de representantes da UnB, o encontro contou com a presença de docentes de universidades latinas.

O programa de internacionalização do Ceam está fundamentado no plano já existente na UnB. A proposta do centro é integrar pesquisas e estudos, especialmente entre países da América Central e da América do Sul. A perspectiva é possibilitar a mobilidade de alunos e professores entre as instituições de ensino superior que produzem pesquisas em áreas semelhantes e complementares, procurando temas de interesses comuns aos países envolvidos.

No caso da Universidade de Brasília, foi firmada uma parceria entre Chile, Paraguai e Brasil para o compartilhamento e continuidade de pesquisas na temática Energia e meio ambiente. As instituições que participaram do projeto são Instituto Idea, no Chile, e o Programa de Energia, no Paraguai. O Ceam e a UnB trabalham junto à assessoria internacional da instituição para firmar protocolos legais que possibilitem o acordo de cooperação entre os reitores dos países envolvidos.

Maria Lúcia Pinto Leal representou o Ceam no evento. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A diretora do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Maria Lúcia Pinto Leal, explicou que a integração entre as universidades latinas será desenvolvida por meio de um programa de pesquisa, ensino e extensão. O intuito é mobilizar alunos de graduação e pós-graduação das instituições envolvidas para fazerem intercâmbio e cursarem disciplinas relacionadas ao eixo temático da pesquisa.

“Conseguimos trazer o Chile, fizemos excursão com os pesquisadores chilenos da universidade e do instituto Ideia e já formos lá. Agora, será a vez do Paraguai. Estamos caminhando para pactuar o acordo na temática Energia e Meio ambiente”, relatou a diretora do centro sobre como estão as negociações. Maria Lúcia explica que o projeto de internacionalização tem pretensão de formar um curso de pós-graduação na área de Energia e Meio ambiente, contando com a colaboração e participação dos países parceiros.

Participaram da mesa de honra o diretor da Faculdade de Tecnologia (FT), Márcio Muniz; a decana de Pós-Graduação (DPG), Adalene Moreira Silva; a diretora do Ceam, Maria Lúcia Pinto Leal; e a diretora da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT), Sabine Gorovitz.

Representantes da UnB e de universidades latinas compuseram mesa de honra. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

ENERGIA LIMPA — O evento também contou com palestra do professor paraguaio Vitório Oxilia, que explorou temas relacionados à produção de energia e o meio ambiente. O convidado e professor da Universidade Nacional de Assunção, do Paraguai, agradeceu o apoio do Ceam e da Universidade de Brasília pela oportunidade de apresentar seus estudos sobre produção de energia e desenvolvimento sustentável, bem como pela iniciativa de incluir países sul-americanos no projeto de cooperação, valorizando o potencial de pesquisa desses países.

Na palestra, o professor mencionou a Universidade Nacional de Assunção na qual leciona e salientou sua importância para o projeto de integração com o Brasil, uma vez que é a mais antiga do país. Ele também trouxe uma discussão sobre como o desenvolvimento mundial pode ser conciliado à conservação ambiental e como a produção de energia exerce impacto sobre as relações socioeconômicas entre as nações. "Países como o Paraguai e o Brasil produzem energia excedente e vendem a parte restante aos países vizinhos. Essa produção poderia ser proveniente de fontes limpas, tendo em vista que há potencial ecológico para produção deste tipo de energia", informou.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.