EXTENSÃO

Em projeto do Instituto de Ciências Exatas, crianças superam a dificuldade em absorver conhecimentos criando objetos decorativos

Monitores do Programa de Educação Tutorial (PET) de Matemática auxiliam crianças na oficina Geometria Natalina. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Aprender brincando. Na tarde desta sexta-feira (23), cerca de 600 alunos de escolas públicas do Distrito Federal puderam ter essa experiência em uma oficina de Geometria Natalina promovida pelo Instituto de Ciências Exatas (IE) da UnB. A ação reuniu alunos de 12 instituições no Instituto Central de Ciências (ICC), o Minhocão. Ali, cola, papel, barbantes e o auxílio de monitores atentos ajudavam a entender conceitos da disciplina que, em sala de aula, pode até assustar.

Aluno do Centro de Ensino Fundamental 04 de Ceilândia, Jorge Silvano está no oitavo ano e aprovou a iniciativa. "Aqui deu para ver as coisas que a gente aprende na sala de aula sem elas parecerem chatas. É legal ver de verdade como as formas geométricas se encaixam”, diz, confirmando que a atividade aumenta, sim, o interesse dele e dos colegas pela matemática.

Participaram estudantes de diversos níveis, desde o quarto ano do fundamental até o último ano do ensino médio. Para que a oficina fosse interessante para todos, professores das escolas e voluntários de projetos da UnB trabalharam diferentes conceitos com cada grupo. As guirlandas, bolas, enfeites e outros penduricalhos produzidos pelos alunos estão em exposição na entrada norte do ICC.

De acordo com a coordenadora de extensão do Instituto de Ciências Exatas, Regina Pina, oficinas que integram o público escolar à Universidade são realizadas desde 2004. A novidade neste ano foi a realização em um espaço aberto no ICC, tornando maior o número de participantes e o contato com a instituição.

Monitora auxilia aluno da oficina Geometria Natalina. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

"Sempre procuramos escolas que queiram mesmo participar e aderir ao projeto. É excelente que esse público venha e visite a nossa Universidade", conta.

A docente também falou sobre a escolha do tema. “Nossa intenção foi criar uma perspectiva mais dinâmica e lúdica para o aprendizado da matemática, adotando o tema do Natal, no qual todas as famílias já estão envolvidas.”

Além da prática pedagógica na oficina, os visitantes pediram para conhecer outros espaços da UnB. E foram atendidos. Guiados por pessoas da comunidade acadêmica, alunos e professores das escolas visitaram prédios do campus Darcy Ribeiro e tiraram dúvidas sobre a Universidade. No início deste mês, estudantes de ensino médio participaram de conversa com a reitora, outra oportunidade para conhecer a instituição.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.