EXTENSÃO

Na última semana antes do fim das férias, Instituto de Ciências Exatas vai promover curso de nivelamento para universitários e estudantes de ensino médio

Instituto de Ciências Exatas oferece curso para entender melhor a matemática. Foto: Isa Lima/Secom UnB

A dificuldade em lidar com a matemática está presente na vida de muitas pessoas. Na universidade, disciplinas que envolvem números, cálculos e fórmulas também podem complicar a trajetória acadêmica, mesmo para quem é da área de exatas. Mirando um público amplo e diverso, que abrange graduandos e estudantes de ensino médio, o núcleo de extensão do Instituto de Ciências Exatas (IE) da UnB oferta o curso Nivelamento em Estatística Matemática.

O objetivo é investir no ensino e na revisão de conceitos matemáticos básicos, para que os participantes tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem na graduação. “Às vezes as pessoas chegam para fazer matérias introdutórias e se enrolam, porque não têm base. Pelos mais diversos motivos, muitos entram nos cursos sem ela. Nosso papel é ajudar a garantir conhecimento necessário para um percurso tranquilo”, aponta Tatiana Keiko, aluna de graduação em Química e monitora do curso.

A iniciativa pretende preparar graduandos para disciplinas como Introdução à Probabilidade, CálculoCálculo de Probabilidades, mas as dicas também podem ajudar no vestibular. Nos três primeiros dias de aulas, serão introduzidos conceitos elementares de álgebra de conjuntos, cálculo de probabilidades e análise combinatória.

As inscrições começam na segunda-feira (11) e seguem até dia 25 de fevereiro. Para fazer a matrícula, o interessado deve acessar o Sistema de Extensão (Siex) da UnB, buscar o termo nivelamento e selecionar a opção Nivelamento em Estatística Matemática. As aulas acontecem entre 25 de fevereiro e 8 de março.

O professor do Departamento de Estatística (EST) Lucas Moreira conta que o preenchimento das vagas costuma ser rápido. No último ano, foram ofertadas 40 vagas, que se esgotaram em poucas horas. “Foi um susto, pois o prazo em que acabaram as vagas foi realmente muito curto”, lembra o docente. Com a alta procura, as oportunidades foram ampliadas para essa edição: 80 vagas estarão abertas.

Além de Lucas Moreira, os professores Jhames Matos, Eduardo Monteiro e Juliana Fachini ministrarão aulas durante o curso. De 25 de fevereiro a 4 de março, os encontros acontecem no auditório do prédio de Ciência da Computação e Estatística (CIC/EST), que fica no campus Darcy Ribeiro, entre os pavilhões e o Centro Comunitário. Já nos dias 7 e 8 de março, as aulas serão ministradas nos laboratórios de informática do Instituto de Ciências Exatas, no ICC.

Curso: Nivelamento em Estatística Matemática

Inscrições: 11 a 25 de fevereiro, pelo Siex

Aulas: 25 de fevereiro a 8 de março

>> Tire aqui suas dúvidas sobre o Siex

*Estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.