EXTENSÃO

Neste ano, atração ocorre entre 23 e 27 de setembro. Abertura terá a presença do escritor moçambicano Mia Couto

O Decanato de Extensão da UnB disponibilizou, nesta sexta (22), o edital do Programa Especial Semana Universitária. A edição 2019 do período temático que abre as portas da UnB à comunidade será realizada de 23 a 27 de setembro. A quarta-feira (25) será dedicada à saúde, bem viver e qualidade de vida. Na quinta (25) e na sexta (27), acontece o I Encontro de Extensão, com tema de internacionalização e inserção curricular da extensão.

O convidado especial para a abertura da semana é o escritor moçambicano Mia Couto, autor de clássicos como Terra sonâmbula e Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, além da trilogia As areias do imperador. Mia é vencedor do Prêmio Camões (2013), e receberá o título de Doutor Honoris Causa pela UnB durante a Semana Universitária.

A divulgação da programação especial será feita no início do segundo semestre, em 12 de agosto. As inscrições abrem para o público no dia 1º de setembro.

CADASTRO DE PROPOSTAS Assim como na edição 2018, as unidades acadêmicas e administrativas devem apresentar propostas por meio de um projeto único, com status de Projeto da Semana Universitária 2019, vinculado ao Programa Especial Semana Universitária. As propostas devem ser cadastradas no Sistema de Extensão (Siex) até 16 de junho.

São unidades acadêmicas os institutos, centros e faculdades que possuem atividades de ensino, pesquisa e extensão e os órgãos complementares da Universidade. Unidades administrativas são reitoria, vice-reitoria, decanatos e demais órgãos vinculados.

No caso das unidades acadêmicas, as ações devem ser organizadas pelo coordenador de extensão. Para BCE e HUB, as propostas devem ser coordenadas pelo representante na Câmara de Extensão (CEX). Chefes de unidades administrativas podem atuar como coordenadores de extensão no contexto da Semana Universitária.

As ações deverão estar contempladas dentro de um dos oito eixos temáticos detalhados no edital e devem abranger o Distrito Federal e as regiões integradas de desenvolvimento do DF e entorno, com ênfase para as localidades onde estão instalados os campi da UnB e na Cidade Estrutural.

Orientações quanto ao cadastramento de atividades podem ser obtidas junto ao DEX, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

RECURSOS Cada unidade contará com bolsistas pelo período de seis meses, de maio a outubro de 2019, distribuídos de acordo com o número de ações institucionalizadas no Siex no ano de 2018, inclusive durante a última Semana Universitária.

Os bolsistas passarão por formação, oferecida pelo DEX, para atuarem no planejamento, organização, execução e difusão das atividades da semana. Inscrições para alunos interessados serão abertas no dia 2 de abril. As unidades receberão recursos de custeio entre R$ 3 mil e R$ 7 mil.

Todas as unidades deverão entregar relatório de atividades da Semana Universitária 2019, que contemplará descrição das ações realizadas. Unidades contempladas com recursos deverão apresentar, além do relatório de atividades, relatório de prestação de contas. O prazo para envio dos relatórios é de até 60 dias a contar da data oficial do encerramento da semana.

>> Mais informações no site do DEX