CONSCIENTIZAÇÃO

Iniciativa faz parte da campanha Detran-DF e UnB de mãos dadas pela paz no Trânsito

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Representantes do Detran-DF estiveram presentes no campus Darcy Ribeiro, na última quinta-feira (28), para ministrar palestra sobre direção defensiva e segurança de trânsito. O palestrante, Glauber Peixoto, falou sobre os riscos para o motorista na Universidade, além de mostrar quais são as causas mais frequentes de acidentes.

Segundo o oficial, dentro da UnB os motoristas devem ficar mais atentos às faixas de pedestre, principalmente nos horários de término e início de aulas. O condutor também deve tomar cuidado ao passar por rotatórias simultaneamente a ônibus e caminhões, que tendem a invadir outras faixas.

Como a presença do ciclista no campus é constante, os motoristas ainda devem ter a preocupação de manter a distância de no mínimo 1,5 metro entre o carro e a bicicleta.

A velocidade máxima das vias também deve ser sempre respeitada. “Estamos em um período de condições adversas, como a chuva. A velocidade alta é uma imprudência. O condutor deve estar atento às condições da via e não somente à velocidade máxima indicada”, ressalta Peixoto.

Para a época de chuvas, recomenda-se que ao menos uma vez por semana seja feita a checagem dos pneus, limpadores de para-brisa, esguicho de água e das luzes de freio, farol e seta. Para aqueles que recém adquiriram a carteira de motorista, a maior dica é que as normas de trânsito sejam seguidas rigorosamente.

O aluno de Química da UnB, Nicholas Oliveira, achou a iniciativa da palestra muito interessante. “A gente vê que o Brasil está no topo da lista dos países mais perigosos para se dirigir. Ações como essa podem ajudar a conscientizar a população em relação ao uso do carro e de outros meios de transporte”.

Organizado pela UnB em parceria com o Detran, o evento contou com a presença de representantes do coletivo Bicicleta Livre, do Programa de Pós-graduação em Transportes e da vice-reitoria. “Somos muito gratos pela vinda do Detran ao Campus. São sempre muito bem-vindos, nós precisamos dessa parceria”, conta Professor Cristiano, assessor da vice-reitoria.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: Secom/UnB. Fotos: nome do autor - Secom/UnB