EXTENSÃO

A partir do dia 14 de maio, projetos voltados a tecnologias e negócios rurais serão apresentados na Feira Internacional dos Cerrados

Integrantes da empresa junior Matriz apresentaram inovações em energia em 2018, como o painel fotovoltaico de baixo custo, feito com garrafas PET. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Entre os dias 14 e 18 de maio, a Universidade de Brasília apresenta ações de extensão na 12ª edição da AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados, que acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado à margem do Km 5 da BR-251, sentido Brasília-Unaí. A feira apresenta tecnologias e negócios voltados a empreendedores rurais de pequeno e grande porte.

A presença da Universidade no evento reforça a importância da interação entre academia e sociedade para a formação dos estudantes. Em 2018, a UnB também participou da AgroBrasília, com dez projetos de extensão mostrando tecnologias para pequenos e grandes produtores.

Neste ano, a UnB apresentará projetos sobre segurança alimentar e desenvolvimento sustentável, com oficinas sobre extratos vegetais no manejo de práticas agrícolas e compostagem e adubação em sistemas orgânicos de cultivo.

Haverá também uma conversa sobre contabilidade e gestão de riscos na agropecuária, com dicas sobre volatilidade de preços dos 20 principais produtos negociados pela Ceasa-DF e seus custos de produção.

Criadores de animais poderão aprender mais sobre técnicas de produção de ovinos em pastejo, alternativas de suinocultura sustentável para agricultura familiar e conhecer mais sobre o trabalho do Hospital Veterinário de Grandes Animais (HVetão) da UnB, com demonstração dos procedimentos e atendimentos realizados na unidade.

O estande da Universidade também contará com oficinas, como a de produção de sabão e vela, do projeto Biogama, além da participação das empresas juniores Resultagro, da Faculdade de Planaltina (FUP), e Cráton, da Geologia. A Cráton falará sobre a importância de contar com serviços de geólogos profissionais e sobre o potencial de propriedades para a exploração mineral.

>> Confira a programação completa

O Decanato de Extensão (DEX) disponibilizará transporte diário do campus Darcy Ribeiro até a AgroBrasília. De terça (14) a sábado (18), com saída da Reitoria às 8h e retorno às 17h. O transporte é sujeito a lotação e com prioridade para extensionistas participantes do evento.