CONSTERNAÇÃO

Arquiteto e professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo estava com 86 anos. É dele o projeto do prédio da Reitoria da UnB

Professor Paulo Zimbres no prédio da Reitoria da UnB, um de seus projetos arquitetônicos. Foto: Monique Renne/Diários Associados

Morreu, nesta segunda-feira (3), o professor aposentado da Universidade de Brasília Paulo Zimbres. Arquiteto renomado, ele assina o projeto do prédio da Reitoria da UnB. Descrito pelos amigos e colegas de profissão como pessoa muito generosa, dedicada e humana, Zimbres estava internado em decorrência de uma pneumonia.

O velório será nesta terça-feira (4), no cemitério Campo da Esperança da Asa Sul, a partir das 8h. O sepultamento está marcado para as 11h.

Autor do projeto arquitetônico de Águas Claras e da ocupação do Setor Noroeste, Zimbres é lembrado pelas pessoas próximas não apenas pelos feitos profissionais, mas pela generosidade e alegria de viver. “Ele sempre foi jovem de cabeça e tinha uma capacidade de inovação absurda”, revela a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Joara Cronemberger.

Helena Zanella (Infra) esteve com Zimbres em abril, no prédio da Reitoria. Foto: Arquivo pessoal

Ela foi sócia por dez anos no escritório de Zimbres. “Todo mundo que passou pelo escritório saiu com a sensação maravilhosa de ter convivido com um amigo, uma pessoa que lhe abriu portas. Ele imprimia isso no trabalho. Nosso grupo do escritório é amigo até hoje.”

“Era um professor, mesmo quando no ambiente de trabalho”, conta Cláudia Garcia, colega e professora da FAU. “Fui sua aluna na década de 1980, quando ainda não se usava computador, e me recordo dele muito atencioso, ensinando o passo a passo”, recorda. Ela trabalhou no escritório comandado por Zimbres após se formar e conta que ele a incentivou na carreira acadêmica, primeiro como professora substituta e depois no concurso para o quadro efetivo.

A diretora de Infraestrutura da UnB, Helena Zanella, recorda que, em abril de 2019, Zimbres esteve na Universidade para participar do projeto de recuperação do prédio da Reitoria. “Ele acompanhava tudo, era uma pessoa diferenciada. Estava muito lúcido e quando ele estivesse melhor de saúde iríamos trabalhar juntos."

Paulo Zimbres emprestou seu talento e dedicação a obras que retratam Brasília e sua Universidade. “Com uma inspiração inovadora, criou o prédio da Reitoria, modernista, em perfeita integração com o ambiente – inclusive utilizando luz e ventilação natural”, destacou a reitora Márcia Abrahão. “Seu legado continuará trazendo beleza a nossas paisagens e, na Universidade, inspirando os futuros arquitetos”, afirmou.

Entre os projetos assinado por Zimbres, está o prédio da Reitoria da UnB. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Paulo Zimbres coordenou a implantação do Programa de Pós-Graduação do então Instituto de Arquitetura e Urbanismo da UnB, onde foi chefe de departamento entre 1976 e 1977. Nesse último ano, fundou o escritório Zimbres Arquitetos Associados. Dez anos depois, em 1987, projetou, em colaboração com o arquiteto Luís Antônio Reis, o Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Em 1991, aposentou-se da UnB e recebeu o convite para elaborar o plano diretor de Águas Claras. Zimbres assina ainda a concepção arquitetônica do edifício-sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal.