PRIMEIRO CONTATO

Em bate-papo com reitora e representantes da administração superior, centenas de estudantes se informaram sobre ingresso e passagem pela graduação

Quarta edição da Conversa com a Reitora teve a maior participação de escolas do Distrito Federal. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

A estudante Sarah Modesto Santos está no terceiro ano do Centro de Educacional (CED) 06 do Gama, mas já tem o curso de Ciência Política como paixão. Na primeira visita à Universidade de Brasília, ela teve a oportunidade de obter informações sobre a graduação e alimentar ainda mais o desejo de ingressar na instituição no próximo ano. Sarah é um dos 270 alunos de escolas públicas do Distrito Federal que participaram da quarta edição da Conversa com a Reitora, nesta quinta-feira (27), no campus Darcy Ribeiro.

 

Acolhidos no anfiteatro 10 do ICC, os adolescentes aguardavam, com olhos vidrados e curiosos, a interação com a reitora, para saber um pouco mais sobre o que a Universidade tem a oferecer. Promovido pelo Decanato de Extensão (DEX), o encontro propõe a jovens de ensino médio um momento de ambientação ao cotidiano da academia e às oportunidades em ensino, pesquisa e extensão.

 

Esta edição trouxe, além de participantes do Centro Educacional (CED) 06 do Gama, estudantes e professores do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 de Sobradinho e do Centro Educacional (CED) 11 de Ceilândia. As perguntas foram respondidas pela reitora Márcia Abrahão, pelo decano de Extensão em exercício, Alexandre Pilati, pela diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação, professora Symone Jardim, e pela servidora técnico-administrativa Thaíse Torres. Além de dialogar com a equipe da UnB, os estudantes fizeram um tour para conhecer o campus Darcy Ribeiro. 

Anfiteatro 10 do ICC ficou lotado de potenciais futuros universitários. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

Aos poucos, os jovens secundaristas deixaram a timidez e sentiram-se à vontade para compartilhar suas inquietações sobre assuntos diversos, como formas de ingresso, assistência estudantil, opções de cursos e vagas ofertadas para as escolas públicas.

 

Ao recepcioná-los, a reitora Márcia Abrahão destacou a excelência da instituição, considerada a oitava melhor em ensino superior no Brasil, segundo o ranking Times Higher Education (THE) 2019, e estimulou os estudantes a participarem dos processos seletivos. “Vocês são muito bem-vindos aqui. Queremos que ingressem na nossa Universidade”, garantiu.

 

Jaine Alves, professora de filosofia do CEM 01 de Sobradinho, participa há anos de iniciativas que aproximam UnB e comunidade. Ela considera esses momentos de diálogo decisivos para que os alunos possam escolher melhor a graduação pretendida e imergir nesse novo universo. “Às vezes os alunos demoram semestres para descobrir quais são os projetos e serviços que a instituição oferece. Viemos com o intuito de dirimir essas dúvidas”, pontuou.

 

Ainda indeciso sobre a graduação desejada, Felipe Maio, estudante da mesma escola, estava interessado em saber mais sobre as oportunidades de mudança de curso. “Tenho vontade de conhecer vários cursos, para ver em qual me encaixo. Mas vai que eu começo um, acabo não gostando e quero trocar. Devo fazer o Enem de novo ou procuro uma opção mais fácil?”, questionou.

 

Symone Jardim esclareceu que a Universidade dispõe de um edital interno para mudança de curso, aberto a cada semestre, de acordo com as vagas ociosas. Ela frisou que existem critérios para participação. “A principal regra é que você não pode fazer a solicitação se não completou o primeiro semestre do curso no qual ingressou. Para efetuar mudança para os cursos da área de artes e para o Arquitetura e Urbanismo, você precisa da certificação de habilidades específicas”, detalhou.

A secundarista Sarah Modesto visitou pela primeira vez o campus Darcy Ribeiro e pretende retornar como estudante de Ciência Política. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

Ao sanar a dúvida da estudante Sarah Modesto sobre a duração do curso de Ciência Política, Symone destacou que na Semana Universitária 2019 será lançada uma revista digital com informações sobre todas as graduações da UnB.

 

Outras perguntas de grande interesse foram sobre as possibilidades de intercâmbio e as bolsas de extensão. A servidora Thaíse Torres ressaltou que a UnB possui diversos acordos bilaterais assinados com instituições de outros países para a mobilidade acadêmica internacional.

 

“Na área de comunicação, temos convênios muito fortes com França e Bélgica", exemplificou ela, que é jornalista formada na Universidade. "No Instituto de Letras (IL), temos com China, França, Espanha e Portugal. Cabe ao aluno, quando entra no ensino superior, correr atrás do que decidiu para si”, complementou. Ela lembrou que essas e outras informações podem ser acessadas nos canais oficiais da UnB, como o Portal, e as páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram.

 

O professor Alexandre Pilati frisou que na Universidade os estudantes têm a oportunidade de vivenciar crescimento não só acadêmico e profissional, mas também pessoal. “Aqui, vocês têm, de fato, a vivência da interlocução entre saberes, além da possibilidade de aprender não apenas no curso que escolheram, mas de dialogar com outras carreiras de formação e de interagir com arte e cultura”, comentou o decano em exercício.

  

COMO PARTICIPAR – Escolas do Distrito Federal interessadas em participar da Conversa com a Reitora devem se inscrever pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e aguardar em lista de espera. Após recebida a solicitação, a equipe do DEX retorna o contato para informar a data disponível. O decanato também faz uma busca ativa por escolas para divulgar a iniciativa.

 

A próxima edição do encontro acontece no dia 2 de julho, com alunos da Escola Pipiripau II de Planaltina, Centro de Ensino Médio (CEM) 02 de Ceilândia, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 35 de Ceilândia e dos centros educacionais (CED) de São Francisco e do Lago Sul. Estudantes da UnB também podem se voluntariar para recepcionar os participantes e contribuir com a atividade. Basta encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. demonstrando interesse. Os selecionados recebem créditos de extensão.

 

Saiba mais sobre as edições anteriores:

>> Reitora conversa com estudantes do ensino médio

>> Pela segunda vez, reitora reúne alunos do ensino médio em roda de conversa

>> Conversa aproxima UnB e jovens estudantes

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.