EXTENSÃO

Evento é oportunidade para pacientes, amigos e profissionais descobrirem tratamentos e novas técnicas

Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

 

O Observatório de Doenças Raras da UnB e o Instituto Alta Complexidade Política e Saúde promovem a I Jornada das Doenças Raras, na Faculdade de Ciências da Saúde do Campus Darcy Ribeiro, até 18 de fevereiro. O evento, que é gratuito, integra o calendário de iniciativas alusivas ao dia mundial das doenças raras, cujo tema em 2016 é Voz do Paciente. As palestras, oficinas e atividades são voltadas para pacientes, familiares, profissionais da área de saúde e o público em geral.  

 

Durante a jornada, ocorre o lançamento do aplicativo Raras.net, desenvolvido pelo Observatório de Doenças Raras da UnB, que reunirá informações sobre a localização dos centros de atendimento a pessoas com doenças raras.

 

O coordenador do Observatório, professor Natan Monsores, explica que é necessário montar um sistema de informação para atender da melhor forma possível quem tem esse tipo de doença. "Às vezes o paciente chega com um sintoma em um pronto socorro e o profissional trata a queixa, sem investigar as origens do problema. Um paciente hemofílico que tenha recebido um impacto na cabeça pode estar com uma hemorragia, não com enxaqueca", esclarece.

 

Programação da I Jornada das Doenças Raras

 

Entre os destaques das atividades estão a palestra, no dia 16, sobre doenças genéticas, ministrada pelo chefe do Departamento de Medicina Genética do Instituto Fernandes Figueira, Juan Llerena, e, no dia 17, a apresentação da professora Verônica Amado, Pneumologista e coordenadora do Ambulatório Especializado para Hipertensão Arterial Pulmonar do HUB. A docente fala da importância da divulgação do Ambulatório. "É uma doença rara sobre a qual as pessoas não sabem e há um tratamento aqui dentro", explica. As doenças raras acometem de 1 a 5 pessoas em cada dez mil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

 

A inscrição para a Jornada pode ser feita pela internet ou na entrada do auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde.

 

SERVIÇO
I Jornada das Doenças Raras
Data: 16 a 18 de fevereiro
Local: Auditório 3, Faculdade de Ciências da Saúde, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília, Asa Norte, Brasília
Inscrições gratuitas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Programação completa: www.altacomplexidade.org
Informações: (61) 8301-1008

Conheça o trabalho do Observatório de Doenças Raras da UnB

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.