BOAS-VINDAS

#UnBEuCuido buscará interação com os novos alunos para ajudar a construir uma universidade sustentável

Foto: Reprodução/Secom UnB


Estamos tentando construir uma UnB sustentável. E você que está chegando? A mensagem é a essência da campanha de Boas-Vindas 2015/2. Elaborada para receber os calouros que ingressarão na Universidade de Brasília no segundo semestre, a iniciativa tem como tema a sustentabilidade.

 

Assim como no primeiro semestre, a campanha de Boas-Vindas foi desenvolvida pela Faculdade de Comunicação (FAC), por meio da disciplina Assessoria e Consultoria em Comunicação do 7º semestre do curso de Comunicação Organizacional, em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom).

 

A turma, sob orientação dos professores João Curvello, Fabiula Guth, Katia Belisário e Gabriela Freitas, foi responsável pelo planejamento e pela criação da identidade visual da maioria dos produtos do Boas-Vindas. O conceito principal é #UnBeucuido.

 

“A ideia é mudar a cultura de desperdício, de individualismo. Geralmente, a gente só se preocupa em cuidar da nossa casa, mas não do espaço que nos circunda. A UnB é parte da vida dos alunos e de todos nós. Cuidar da universidade é nosso dever e nada melhor do que começar trabalhando com quem está ingressando na vida acadêmica", afirma a professora da FAC, Katia Belisário.

 


INTERAÇÃO – Os calouros podem começar a interagir com a campanha a partir desta sexta-feira (10), após a divulgação do resultado do vestibular 2015. Para participar, é só enviar uma selfie – individual ou coletiva –, marcando #UnBeucuido. As imagens serão colocadas no Facebook da UnB.

 

“As redes sociais têm papel importante na vida dos jovens e, como eles postam selfies a todo o momento, acreditamos que participarão da ação. Isso dará visibilidade ao conceito #UnBeucuido, sobretudo nas comemorações do resultado do vestibular”, acredita a professora Katia.

 

Outras selfies, marcadas com #UnBeucuido e feitas na Universidade, também serão publicadas até o dia 10 de agosto – data da cerimônia de Boas-Vindas.

 

O PROJETO – De acordo com a professora Katia, esta edição do Boas-Vindas prezou pelo bom humor. “O tom severo de ameaça do que pode acontecer ao planeta foi substituído pela valorização de ações simples, como jogar o lixo no local adequado, fechar as torneiras, apagar as luzes ou desligar os equipamentos sempre que saímos de uma sala”, aponta.

 

Dentro da disciplina, foram realizados mapeamento dos projetos da UnB sobre sustentabilidade e pesquisa com os estudantes para se construir um mapa mental com base nas representações sociais do tema.

Entre os produtos elaborados estão o manual de identidade visual, adesivos, marca páginas, a proposta de arquitetura de um site e vídeos cuja mensagem alerta sobre o uso racional de água e luz e sobre o descarte adequado do lixo.


NOVIDADES – Para que a comunidade acadêmica se reconhecesse na campanha, foram criados três personagens animados, inspirados no universo da UnB. “Queremos que o aluno que está chegando se ambiente e se identifique com o que faz parte da nossa Universidade”, justifica a professora da FAC Gabriela Freitas.

 

O Saruê Morgado é um morador do campus especialista na economia de água. As inseparáveis latas de lixo siamesas Zuzu e Zazá estão sempre atentas à separação do lixo orgânico e reciclável. E o aluno de Direito Paulo McCartney, brasiliense, aquariano, vegano e “do bem”, é exemplo de economia de energia.

 

“O fato de os personagens estarem no dia a dia dos alunos é muito interessante. É diferente de uma campanha criada por uma agência que não vive a nossa rotina. Isso é o mais inovador, a base da ação”, afirma a estudante do curso de Comunicação Organizacional Bárbara Elizabeth.

 

APRENDIZADO – Estudante do 7º período do curso de Comunicação Organizacional da FAC, Laisa Guedes reitera a importância do projeto para seu crescimento pessoal e acrescenta a contribuição da iniciativa à Universidade. “Foi muito desafiador lidar com o trabalho em grupo e, pensando em longo prazo, a rede de sustentabilidade formada é um importante passo de comunicação para a UnB”, diz.

 

No semestre passado, a FAC desenvolveu o projeto Guia Universitário das Galáxias, premiado em congresso nacional de Comunicação.

 

As ações de boas-vindas aos calouros são realizadas pelos decanatos de Ensino de Graduação (DEG), de Assuntos Comunitários (DAC), de Extensão (DEX) e pela Secretaria de Comunicação (Secom), em parceria com o Diretório Central de Estudantes (DCE).