EDUCAÇÃO

Projeto de extensão tem como objetivo incentivar ações educativas e de integração que ampliem habilidades em adultos e idosos

Foto: Divulgação

Universidade da Maturidade (UMA) está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas no projeto. Os interessados têm até sexta-feira (19) para participar do processo seletivo. A iniciativa certifica pessoas acima de 40 anos como educador político e social do envelhecimento humano.

São 18 meses de curso e 720 horas de disciplinas variadas, como Informática, Direito do Idoso, Saúde, Oficina de Teatro e Comunicação Intergeracional. Também existem matérias que abrem espaço para o diálogo, como História, em que o aluno é estimulado a buscar elementos que deem sentido ao bem-viver na velhice, ou Oficina do Corpo, que promove a conversação sobre o ponto de vista biológico a respeito das perdas e dos ganhos do avançar da idade.

"As pessoas querem viver muito, mas não aceitam a idade. O envelhecimento humano precisa de uma sociedade que inclua o público dessa faixa etária para que o idoso possa se aceitar. A educação é o que pode estruturar uma nova tecnologia social", afirma a coordenadora do projeto, professora Margô Karnikowski.

Maria Lúcia Barbosa, 67 anos, conta que o curso ampliou sua compreensão sobre os direitos dos idosos e sobre como reeivindicá-los. "Além disso, gosto muito da área de saúde. Quando envelhecemos, tomamos muitos remédios e, com o curso, passei a conhecer o que estamos ingerindo e como lidar com tantos medicamentos".

A inscrição pode ser feita na Administração Regional da Candangolândia, por qualquer pessoa que possua idade mínima de 40 anos, tenha disponibilidade para as aulas de segunda a sexta, no turno vespertino, e para atividades extracurriculares. Serão selecionados os 100 primeiros candidatos que atenderem esses critérios.

UNIVERSIDADE DA MATURIDADE - A UMA é ligada ao Decanato de Extensão da UnB, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins. Entre os objetivos estão a promoção de uma educação para a cidadania, a inserção dos idosos nos espaços sociais e o incentivo ao lazer, à cultura e ao esporte.

Inscrições para processo seletivo da UMA

DATA: até 19 de fevereiro
LOCAL: Administração Regional da Candangolândia (Rua dos Transportes A/E nº 01)
HORÁRIO: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Mais informações no site da instituição ou no Facebook

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.