RECEPÇÃO

Epidemiologista Pedro Tauil, pedagogo José Pacheco e jornalista Sônia Bridi ministram as aulas magnas, no dia 7 de março

Foto: Isa Lima/Secom UnB

O semestre letivo da Universidade de Brasília começa no próximo dia 7 de março, com a chegada de novos quatro mil alunos. No primeiro dia de aula, eles serão recebidos pelo evento de Boas-vindas aos Calouros, no campus Darcy Ribeiro.

Para estimular a participação de estudantes de cursos diurnos e noturnos, haverá duas edições da tradicional aula magna. O epidemiologista Pedro Tauil e o pedagogo José Pacheco são os convidados do encontro que começa às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão. A jornalista Sônia Bridi ministrará a aula das 19h30, no anfiteatro 9. Os professores da UnB cujas disciplinas coincidem com o horário das aulas magnas são orientados a dispensar os calouros para participação no evento.

No Boas-vindas, os calouros também serão recepcionados pelo reitor Ivan Camargo e pelos decanos da Universidade. Os eventos terão as participações musicais da Bateria Insana, formada por alunos da Medicina, da banda de forró Meninas do Juá e do músico Renan Ventura, com experimentações sonoras a partir de jogos de vídeo game.

A acolhida celebra o ingresso dos estudantes na Universidade e busca orientá-los sobre as oportunidades que envolvem a vida acadêmica. Nesse intuito, a UnB também aprimorou o site www.boasvindas.unb.br. Nele, os alunos encontrarão o Guia do Calouro 1º/2016, além de dicas sobre transporte, alimentação, intercâmbio, projetos de extensão, assistência estudantil e outras oportunidades que a Universidade oferece.

PERFIL DOS CONVIDADOS

Pedro Tauil aborda o papel da Universidade para o controle da dengue e de outras doenças. Foto: Luis Gustavo Prado /Secom UnB

Pedro Tauil - Médico, formado pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília (UnB), onde é professor há 30 anos. O epidemiologista é um dos principais atores do país na pesquisa e no controle de dengue, febre amarela e malária. Foi, também, consultor da Organização Pan-Americana de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) nas áreas de doenças transmitidas por vetores.

No contexto de doenças propagadas pelo Aedes aegypti, Tauil reflete sobre as questões sociais, políticas e sanitárias envolvidas na crise. O médico aborda, ainda, o papel da Universidade no controle dessas doenças.

José Pacheco idealizou projeto que rompeu com sistema tradicional de ensino de Portugal. Foto: Arquivo pessoal

José Pacheco - Pedagogo, mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Há 40 anos, idealizou a Escola da Ponte, com projeto educativo que rompeu com o sistema tradicional de ensino – lá não existem séries, provas, disciplinas e salas de aula com alunos em fileiras, por exemplo. No Brasil, acompanha cerca de duzentos projetos educacionais considerados inovadores, cujos objetivos são garantir autonomia de aprendizado e fazer o estudo ter sentido para crianças e jovens, estruturando a formação em comunidade.

Autor de 32 livros, Pacheco difunde conceitos como os de "multidiversidades" e de "comunidade de aprendizagem", os quais se referem a novas formações sociais que reconhecem as diferenças e constroem pedagogias interativas e integrativas.

Reportagens de Sônia Bridi sobre questões ambientais são reconhecidas internacionalmente. Foto: Arquivo pessoal

Sônia Bridi - Jornalista, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), repórter especial da TV Globo. Foi correspondente em Londres, Nova Iorque, Pequim e Paris. Possui vasto trabalho, reconhecido internacionalmente, sobre questões ambientais, os quais alertam para os impactos das mudanças climáticas e uso insustentável dos recursos.

É autora dos livros Laowai, histórias de uma repórter brasileira na China e Diário do Clima, com a ciência e os bastidores da série do Fantástico que percorreu 14 países em busca de evidências de que as mudanças climáticas já estão acontecendo.

Ganhadora de vários prêmios, entre eles quatro edições do Prêmio Comunique-se. Eleita pelo site Jornalistas e Companhia uma das profissionais mais admiradas do Brasil.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL - A programação de recepção aos calouros se estendem até 12 de março. Entre as atividades previstas, se destacam a campanha de doação de sangue; o trote ecológico do Dia Z, com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; as oficinas de teatro para não atores, de caiaque e de expressão corporal; o projeto Batalha de Escada, com improvisos de rimas de rap; o torneio de xadrez para iniciantes e avançados no esporte; o projeto Ponta Pé, com tours guiados no campus; as oficinas de artes marciais, com noções de arnis, judô, jiu-jitsu, taekwondo e karatê; a exposição UnB Caminhos Percorridos e apresentações de cinema, teatro e dança.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA), a Faculdade de Arquitetura (FAU) e o Núcleo da Sustentabilidade estão evolvidos na realização dessas atividades.

TRANSPORTE - No dia 7 de março, os ônibus que circulam, gratuitamente, intercampi terão horário especial para facilitar o acesso de alunos de Planaltina (FUP), Gama (FGA) e Ceilândia (FCE) ao campus Darcy Ribeiro. Veja os horários.

CAMPANHA - Em 2016, a UnB continua com a campanha de sustentabilidade iniciada no 2º/2015. Na proposta desenvolvida por alunos e professores da Faculdade de Comunicação, personagens típicos da Universidade incentivam a coleta seletiva de resíduos sólidos e a economia de água e de energia nos campi.

AVALIAÇÃO - Com o objetivo de aprimorar e de solidificar o projeto de acolhimento aos calouros, o Serviço de Orientação ao Universitário (SOU) preparou um questionário de avaliação do Programa de Boas-Vindas. Participe.

Boas-vindas aos calouros – 7 de março de 2016
Diurno – 10h/ Centro Comunitário Athos Bulcão