COMUNIDADE

Secretaria do governo federal avalia promover edição do evento no Campus Darcy Ribeiro

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

 

Milhares de estudantes de todo o país podem dar ainda mais vida aos corredores da Universidade de Brasília no próximo dezembro. A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) articula com a administração superior a cessão de espaços para a 3ª Conferência Nacional de Juventude.

 

"Há duas vantagens em sediar o evento na UnB: o fato de ser uma federal de muito reconhecimento e a estrutura da Universidade", disse o secretário da SNJ, Gabriel Medina, em reunião, nesta terça-feira (5), com o reitor Ivan Camargo e a decana de Assuntos Comunitários, Denise Bomtempo.

 

Os organizadores pretendem definir até junho o local da conferência. "Temos todo o interesse [em sediar]. Será uma alegria, mas é importante que vocês saibam das limitações que temos", informou o reitor. Ele fez menção ao tamanho e à descentralização dos auditórios.

 

Denise Bomtempo já havia mapeado algumas possíveis instalações para o evento, entre elas os anfiteatros 9 e 10. A decana indicou a terceira semana de dezembro como a mais propícia para que as atividades não coincidam com as provas finais do semestre. "Quanto mais cedo for decidido, melhor", disse.

 

Ao final da reunião, o secretário Medina ressaltou o valor de reunir a juventude "em um ambiente acadêmico de excelência". Na avaliação dele, a presença dos visitantes pode estimular o interesse de estudantes de outras cidades pela UnB.

 

Ilustração: Marcelo Jatobá/UnB Agência

 

O EVENTO – A próxima Conferência Nacional de Juventude tem como tema "as várias formas de mudar o Brasil". A programação organizada pela SNJ prevê debates em 11 eixos, que incluem educação, mobilidade e sustentabilidade. O planejamento abrange ainda diálogos sobre programas governamentais, mostras de ciência e atividades esportivas e culturais. A secretaria é responsável pelos custos operacionais, entre eles o deslocamento e a hospedagem dos participantes.

 

As outras edições da conferência, em 2008 e em 2011, também foram organizadas na capital federal. A aprovação do Estatuto da Juventude é apontada pelo governo como um dos frutos das discussões aprofundadas pelos jovens nesses encontros.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.