COMUNIDADE

Centro acadêmico ignora decisão administrativa, apresenta documento inválido e promove evento para mais de 2 mil pessoas no ICC

Acúmulo de lixo, barulho e desrespeito à determinação administrativa marcaram festa promovida pelo Centro Acadêmico de Letras (Calet) no Instituto Central de Ciências. A realização do evento, na noite da última quinta-feira (9), desconsiderou posicionamento formal do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), que negou permissão para o uso do espaço e ofereceu o Centro Comunitário como local alternativo.

Questionados por seguranças designados para controlar o acesso ao prédio, organizadores produziram e apresentaram autorização inválida para seguir com a festa.

A Diretoria de Segurança (Diseg/PRC) estima que cerca de 2 mil pessoas estiveram no evento. Segundo extrato de ocorrência encaminhado ao DAC, alguns dos participantes chegaram a pular portões para acessar outros centros acadêmicos.

Acúmulo de lixo próximo ao teatro de arena Foto: Reprodução

O documento da diretoria relata também a presença de “vários pontos de venda de bebidas alcoólicas” nas imediações do prédio. A informação dos vigilantes é de que a festa iniciada ainda durante o período de aulas teve fim às 4h45.

“Infelizmente chegamos ao ponto de termos um ato de total desobediência civil, ética e moral", lamenta a decana do DAC, Denise Bomtempo. Na avaliação da gestora, a atitude “transgride frontalmente as regras de convivência e ultrapassa os limites do respeito”. Ela relata que o centro acadêmico declinou pedido de reunião com o decanato e a direção do Instituto de Letras dias antes dos acontecimentos. Por e-mail, representante do CA alegou não ter “agenda disponível” na ocasião e reclamou de falta de diálogo com a administração superior.

A festa do Calet se soma a outros acontecimentos alvos de reclamação da comunidade acadêmica. Em junho do ano passado, membros do Conselho de Administração declararam repúdio ao uso indevido do ICC, após confraternização com registros de depredação e arrombamento. Com o apoio do colegiado, o reitor Ivan Camargo informou que a administração responsabilizaria os organizadores por festas sem autorização ou que descumpram as normas estabelecidas.

RESPONSABILIZAÇÃO – O Decanato de Assuntos Comunitários defende que os promotores da festa do Calet sejam responsabilizados. A decana Denise Bomtempo afirma que vai reunir e encaminhar à Reitoria todos os documentos, incluindo vídeos e fotos, que comprovam as infrações ocorridas na semana passada.

Bomtempo define como “inadmissíveis” os atos que desconsideram as normas estabelecidas em conjunto com a comunidade. “Discutimos exaustivamente com os centros acadêmicos o estabelecimento de regras de convivência. Não podemos ignorá-las”, diz.