QUALIFICAÇÃO

Interessados devem se inscrever até segunda-feira (23). Conheça as novidades do programa, que a partir deste ano disponibiliza cursos para professores e técnico-administrativos

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

 

O programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), do governo federal, ampliou a atuação neste ano. Além de atender a alunos de universidades e institutos federais, também passou a abranger professores e servidores técnico-administrativos para os cursos online, presenciais e exames de proficiência (como o TOEFL ITP da língua inglesa, por exemplo).

 

Na Universidade de Brasília, a iniciativa também é aprimorada. O programa passou a ter uma coordenação-geral, para integrar as atividades. De acordo com o docente Virgílio Almeida, responsável pelo IsF na Universidade de Brasília, ter domínio de outra língua diferente da nativa não pode mais ser enxergado como adicional, mas tem quer ser o mínimo, estipulado como base da formação de qualquer profissional. “As melhores universidades do mundo pedem nível avançado na língua do país, onde o candidato irá fazer a mobilidade acadêmica e intercâmbio”, explica o coordenador.

 

“É essencial que se tenha o uso prático de todas as habilidades de uma língua estrangeira na Universidade”, declara o docente. “O conhecimento aprofundado de uma língua e cultura estrangeira nos auxilia até mesmo a entender a nossa própria cultura”, reitera Virgílio Almeida.

 

O Decanato de Ensino de Graduação fornece o apoio institucional ao Programa, com auxílio do Instituto de Letras (IL). Através da página eletrônica IsF/LET e também pelo Facebook, é possível acompanhar as novidades e as ações.

 

CURSOS DE INGLÊS – Estão abertas as inscrições para três cursos presenciais do Programa Idiomas sem Fronteiras. Os interessados devem confirmar participação até a próxima segunda-feira (23), na página do programa. Podem concorrer às vagas estudantes de graduação, mestrado e doutorado, e servidores públicos de universidades credenciadas que tenham realizado o teste TOEFL ITP por meio do Programa IsF – Inglês, com resultado já publicado no sistema de gestão do programa.

 

PROFICIÊNCIA – Estudantes de graduação e pós-graduação também podem se inscrever para realização do exame Test of English as a Foreign Language (TOEFL ITP). As inscrições acontecerão até 19 de junho, na página do Idiomas sem Fronteiras. O programa é uma ação do Ministério da Educação para medir o nível de proficiência dos candidatos. Com o resultado em mãos, o candidato pode participar dos cursos presenciais e a distância. Neste ano, professores e servidores técnico-administrativos também terão acesso aos cursos online e prova de proficiência.

 

PRESENCIAL – Além do inglês, haverá ainda cursos de espanhol, francês, japonês e português para estrangeiros.

 

“Para a língua inglesa, serão 480 vagas, divididas em 24 turmas para toda a instituição”, conta Rachel Lourenço, coordenadora pedagógica do Inglês sem Fronteiras e professora do Departamento de Línguas Estrangeiras da UnB.

 

Alunos só podem se inscrever nos cursos presenciais caso apresentem o resultado no TOEFL ITP ou estejam ativos no My English Online (MEO). O servidor precisa também fazer o exame e usar o resultado no ato da inscrição para concorrer a vagas nos cursos presenciais.

 

Em caso de dúvidas, contatar a coordenação do programa na UnB, o LET/IsF por meio do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.