OUTUBRO ROSA

Em 2ª edição, campanha Rapunzel Solidária arrecada mais de 200 mechas de cabelo para a confecção de perucas. Atividade foi coordenada pelos centros acadêmicos da FCE

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Foram necessários mais de três anos para que os cabelos ondulados de Valquíria Homero, 19, chegassem à altura da cintura. Muito tempo gasto e testes com produtos diversos até descobrir uma boa maneira de tratar as madeixas douradas. Mas uma conversa com as amigas a fez repensar todos aqueles rituais.

“Estávamos conversando sobre desapego e percebi que tinha uma fixação com o meu cabelo”. A conversa e uma pesquisa que a estudante de Jornalismo fez para escrever uma matéria sobre o Outubro Rosa mudaram de vez o seu penteado. “Decidi cortar. Vou doar meu cabelo”, disse a jovem.

"Doar meu cabelo para alguém que precisa foi o pontapé para meu desapego". Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Valquíria foi uma das 200 meninas que optaram por dividir seus longos fios com mulheres que perderam o cabelo em tratamentos contra o câncer. Ela participou da campanha Rapunzel Solidária, realizada na tarde desta quarta-feira (15) na Faculdade UnB Ceilândia (FCE). O evento promove o corte de cabelo gratuito em troca das madeixas, utilizadas para a confecção de perucas.

Esta foi a segunda edição da atividade, organizada pelos centros acadêmicos da FCE em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a empresa HellioDiff. A tríade é responsável pelas etapas do programa.

Os estudantes da UnB promovem a campanha e reúnem as doações. A Rede Feminina confecciona e distribui as perucas, e a empresa disponibiliza 15 de seus cabeleireiros para realizar cortes gratuitamente.

A campanha movimentou estudantes e professoras da FCE e de outros campi, como Valquíria, que estuda Comunicação Social no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte.

Rebeca Corleone é estudante de Enfermagem e Tânia Alves é integrante da RFCC e responsável pela confecção das perucas. Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

SOLIDARIEDADE – A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) é uma associação sem fins lucrativos que assiste pacientes com câncer, em situação de vulnerabilidade social. A RFCC possui mais de 20 projetos e programas, entre eles o Peruca solidária, responsável pela produção e distribuição de perucas a mulheres que perderam o cabelo após tratamentos de radio ou quimioterapia. A rede atua no Hospital de Base do DF.

De acordo com o professor Antenor Corrêa, estão em articulação os acordos com a Secretaria de Educação do DF. "As bolsas de estudo vão ser patrocinadas pelo Conselho Superior de Educação da Suécia", diz.