INGRESSO

Página elaborada pela Dieg já está no ar, com dicas essenciais aos que postulam uma vaga na Universidade. Série de lives também marca atividade

Site da mostra será atualizado periodicamente para que estudantes de ensino médio e recém-ingressos possam conhecer melhor a Universidade. Imagem: Reprodução

Promovida durante a Semana Universitária (Semuni), a tradicional Mostra de Cursos da UnB está disponível ao público em novo formato. Na edição de 2020, que marca o aniversário de dez anos da atividade, além de ser realizada totalmente on-line, com programação diversificada ao longo da semana, a Diretoria de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação (Dieg/DEG) lança site e selo da mostra.

>> Confira aqui a programação da 20ª Semana Universitária

O objetivo da página é congregar, em um só local, informações relevantes para quem ainda não é parte do corpo discente da instituição, mas deseja ser. Assim, esse público poderá conhecer, de forma mais prática, a Universidade, os cursos ofertados, as formas de ingresso, as atividades das quais podem participar na instituição e o mercado de trabalho após a formação.

São informações que os estudantes de ensino médio obteriam na mostra e que, agora, estão disponíveis de forma permanente no sítio virtual, que já está no ar. "O site é uma comemoração do nosso trabalho. Dessa forma, mais alunos têm acesso a qualquer momento [a essas informações]", explica a diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), Symone Jardim.

A diretoria já havia lançado, em 2019, a revista digital Estude na UnBque é atualizada semestralmente. O site será alimentado periodicamente e foi pensado pela equipe coordenada pela professora Symone e formada pelas técnicas da Dieg Gabrielle Drago, Veruska Albuquerque, Tatiane Cuneo e Marília Marra.

Ao acessar a página, é possível encontrar informações sobre permanência na UnB. Imagem: Reprodução

DURANTE A SEMUNI – Desde segunda-feira (21), o público da mostra, voltada principalmente para estudantes de ensino médio, tem a oportunidade de acompanhar duas lives diárias, às 10h e às 16h, transmitidas pelo canal da UnBTV no YouTube. As atividades seguem até sexta (25), e as gravações poderão ser acessadas posteriormente.

"Nosso principal desafio da interação on-line é o engajamento. Por isso, além das transmissões, optamos por deixar os vídeos disponíveis para que professores e estudantes possam ter acesso", afirma Symone.

O professor Luiz Felippe Salemi, do curso de Gestão Ambiental, participou de uma das lives na segunda-feira (21) e acredita no potencial de realização da Mostra de Cursos no formato on-line. "É fantástico, são vídeos que ficarão registrados, agradeço a oportunidade." As lives trazem discussões sobre temas relevantes para quem ainda não é estudante da Universidade, agregando, por exemplo, conversas com discentes e diálogos sobre os desafios da assistência estudantil. Também como parte da programação, na sexta-feira (25), acontece o lançamento do selo comemorativo de dez anos da Mostra de Cursos.

CONSTRUÇÃO COLETIVA – O conteúdo do site da Mostra de Cursos foi elaborado no âmbito do projeto do DEG UnB nos 60 anos de Brasília. A iniciativa concorreu em edital homônimo organizado pelo Decanato Extensão (DEX) para contemplar propostas de ações das unidades acadêmicas e administrativas voltadas às comemorações do aniversário da capital federal.

Com a aprovação no edital, estudantes bolsistas foram selecionados para produzir informações, de fácil consulta e acesso, aos interessados em conhecer a Universidade. "Nosso objetivo é trazer informações, de forma mais amigável, sobre os cursos e a própria UnB nos eixos passado, presente e futuro", revela a coordenadora de Integração das Licenciaturas (CIL/DEG) e do projeto, Eloísa Pilati.

Fotonovela traz informações históricas importantes sobre a UnB. Material em formato criativo foi feito pelos bolsistas do projeto UnB nos 60 anos de Brasília. Imagem: Reprodução

Na página, o internauta irá encontrar detalhes sobre a história da UnB, com elementos e personagens importantes de seu passado, apresentados em fotonovela. Na seção que representa o presente, estão depoimentos de estudantes sobre os cursos em que estão matriculados.

Para contemplar o eixo sobre o futuro, há também um espaço dedicado às perspectivas para aqueles que acabaram de ingressar na Universidade de Brasília, com informações sobre assistência estudantil, auxílios e permanência, por exemplo. O site continuará a ser atualizado periodicamente com conteúdo gerado pelo projeto UnB nos 60 anos de Brasília.

"Acredito que os protagonistas dessa elaboração devam ser os estudantes que vieram de escolas públicas, pois sabem onde devem atuar", opina Thainara Lorena, estudante de Química envolvida na iniciativa. Ela considera que a mostra faz muita diferença para quem, como ela, veio de escola pública. "Nem sempre o estudante do ensino público tem acesso a essas informações e precisamos ser encorajados a estar nesses espaços", pondera.

Flávia Barreto, colega de projeto e graduanda em Ciências Biológicas, acrescenta que, ao participar da mostra, o estudante tem a oportunidade de receber orientações para escolher corretamente um curso. Ela, que concluiu os ensinos fundamental e médio na escola pública, conta que cursou quatro semestres de Geologia antes de mudar de graduação. "É uma oportunidade excelente porque qualquer dúvida sobre o curso é relevante, visto que é uma decisão muito importante. Talvez se eu tivesse participado, isso teria ajudado a escolher o curso certo", compartilha.