ANIVERSÁRIO

Evento na Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageou o projeto de extensão da UnB, voltado para a terceira idade

Universidade da Maturidade comemora um ano
Foto: Silvio Abdon / Câmara Legislativa do DF/Secom UnB

A Câmara Legislativa comemorou o primeiro ano de criação da Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade de Brasília (UnB), em solenidade na manhã dessa terça-feira (12) no plenário. A UMA é um projeto com cursos de extensão voltados para a terceira idade, resultado de parceria entre a UnB e a Universidade Federal de Tocantins (UFT), onde a iniciativa existe há dez anos.

O autor da homenagem, deputado Roosevelt Vilela (PSB), apontou que a UMA possui atualmente dois campi, um em Ceilândia e outro na Candangolândia, com cerca de duzentos alunos. Direito e Cidadania, Atividade Física e Autocuidado são algumas das disciplinas do curso de extensão em Gerontologia, o qual tem duração de um ano e meio. Segundo o parlamentar, "a Universidade da Maturidade traz cidadania e transformação social" e é importante sua expansão no DF, onde cerca de 12% da população está na faixa etária acima dos 60 anos.

A aluna Iracy Inhoque, de 71 anos, moradora do Guará II, é estudante do campus da Candangolândia. Ela se formará no final deste semestre e conta que seu trabalho de conclusão de curso (TCC) será sobre a prática do cuidado. Para Iracy, a UMA significa "uma oportunidade de troca de experiências, uma alavanca na vida".

INOVAÇÃO – De acordo com a coordenadora da UMA, Margô Karnikowski, com esse projeto "a Universidade assume seu papel social e garante acesso ao conhecimento, que é um direito de todos". Ela agradeceu aos estudantes presentes no evento pelo "um ano de história construída em conjunto".

O decano de Extensão da UnB, Valdir Steinke, disse que há demanda social para expandir o curso para outros campi da Universidade. "A extensão é um local de inovação, e a UMA mostra que a Universidade não é meramente uma instituição, pois são as pessoas que estão aqui hoje que constroem essa experiência".

O senador Eduardo Gomes (SD/TO) e o deputado federal Augusto Carvalho (SD/DF) apoiam o projeto e participaram da solenidade. Para o senador, "a UMA é um compromisso para a vida inteira". Já Augusto Carvalho considera que "o olhar humanista é a essência da UMA". A coordenadora da UMA nacional, Neila Osório, agradeceu o apoio parlamentar e defendeu a expansão do projeto para outros estados.