UnB.FUTURO

Jose Antonio Rocha Gontijo, Sylvio Roberto Accioly Canuto e Elizabeth Balbachevsky ministram palestra nesta sexta (15), no auditório da Reitoria


O presente e o futuro da pós-graduação no Brasil serão tema de debate na segunda sessão deste ano da comissão UnB.Futuro, programada para ocorrer nesta sexta-feira (15), às 10h, no auditório da Reitoria. Para falar sobre o assunto, foram convidados três professores.Jose Antonio Rocha Gontijo possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1981), mestrado e doutorado na mesma área pela Universidade de São Paulo (1986 e 1990, respectivamente) e fez estágio de pós-doutoramento na Universidade de Iowa (EUA) entre 1992 e 1994. Foi coordenador de programas de pós-graduação e participou ativamente da diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp até 2010. Atualmente, é professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordena a área de Medicina I da Capes.

Bacharel (1971) e mestre (1974) em Física pela UnB, com doutorado em Química Quântica pela Universidade de Uppsala (Suécia) em 1979, Sylvio Canuto hoje é professor titular do Instituto de Física da USP. Antes, foi docente do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco e professor visitante em mais de 20 diferentes instituições internacionais. Foi chefe de departamentos de Física e atualmente é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, além de coordenar a área de Astronomia e Física junto à Capes e participar do Conselho Superior da Capes.

Já Elizabeth Balbachevsky se formou em Ciências Sociais pela USP (1981), cursou mestrado (1987) na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado (1995) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, onde hoje é professora associada e atua como livre docente. Elizabeth desenvolve pesquisas na área de políticas de ciência, inovação e ensino superior, e tem estudos na área de comportamento político. É vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas na USP, e associada ao Higher Education Group (grupo de educação superior) da Universidade de Tampere, na Finlândia.

“O objetivo desse UnB.Futuro é refletir sobre os critérios atuais de avaliação da pós-graduação, verificar o que precisa ser mudado e como fazer essa mudança. O que esperamos é sempre a melhoria da pós-graduação, maior eficiência, mais internacionalização, mais agregação de professores e orientadores, e excelência acadêmica”, afirma o decano de Pesquisa e Pós-graduação da UnB, Jaime Santana.

UnB.FUTURO – A Comissão UnB.Futuro é um espaço de reflexão, conduzido pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) em parceria com o Núcleo de Estudos do Futuro da UnB (n-Futuros/CEAM), em que se propõem ideias e ações para construir um modelo de universidade compatível com a realidade e com as demandas da sociedade contemporânea.

Ao longo do ano, são promovidas diversas reuniões para debater temas ligados à educação, cultura e ciência e tecnologia. A partir do assunto escolhido, faz-se o convite para que um especialista do assunto ministre conferência introdutória à comunidade acadêmica, seguida de debate.