MOBILIDADE

UnB recebe comissão formada por oito deputados distritais. Iniciativa propõe regulamentar serviços como Uber e aplicativos de carona solidária

Foto: Júlio Minasi - Secom/UnB

É possível tornar as tecnologias instrumentos favoráveis para as melhorias na mobilidade urbana? Um grupo de deputados distritais acredita que sim e quer tornar a ideia realidade com a Frente Parlamentar em Defesa da Utilização de Aplicativos para Transporte Individual de Passageiros. A comissão foi lançada na manhã desta terça-feira (14), no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília. Evento contou com a presença de professores e estudantes da instituição que têm participado dos debates sobre o assunto.

“Nós estamos falando da modernização da mobilidade urbana. Precisamos incentivar o uso de automóveis por mais pessoas e por mais tempo”, justificou a criação da frente, o relator da proposta, deputado Professor Israel. Segundo ele, são necessárias soluções criativas que dialoguem com a utilização das tecnologias, uma realidade já presente no dia a dia das pessoas, para otimização do uso de automóveis, em defesa dos interesses públicos e do consumidor, e não somente de categorias.

A tentativa da frente é a de aprovar na câmara o projeto de lei para regulamentar aplicativos que oferecem serviço de transporte individual, como o Uber e outros que incentivam o compartilhamento de veículos. Estudos realizados pela UnB apontam que, em Brasília, cada automóvel é utilizado por 1,2 passageiros. Atualmente, a cidade possui uma frota de quase 1,7 milhão de veículos em circulação. “Se otimizarmos o uso do automóvel para dois passageiros, retiramos das ruas meio milhão de veículos”, afirmou Israel.

Debate com comunidade universitária e público interessado envolveu a defesa do uso das tecnologias na melhoria do transporte urbano. Foto: Júlio Minasi - Secom/UnB

A deputada Celina Leão, atual presidente da câmara, reforçou que o projeto de número 777/2015 foi amplamente debatido com a sociedade e será colocado em votação entre os parlamentares no dia 21 de junho. Um terço da câmara – oito deputados – integra a comissão e é favorável à proposta.

Também presente na ocasião, o reitor da UnB, Ivan Camargo, ressaltou a necessidade de “pensarmos a mobilidade urbana na cidade” de forma a evitar que o trânsito de Brasília se torne ainda mais caótico como o das grandes capitais. “Não podemos frear o progresso”, alegou.

Esse também foi o ponto de vista do deputado Cláudio Abrantes, integrante da frente, ao afirmar que “o espírito corporativista não pode se sobrepor ao interesse maior da sociedade”.

ALTERNATIVA - O Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru) da UnB tem contribuído no enriquecimento do debate por meio de pesquisas e desenvolvimento de soluções para a mobilidade urbana na capital federal. Um desses projetos, concebido por estudantes da UnB membros de uma start up incubada no Ceftru, é o aplicativo Carona Phone. A plataforma propõe uma maneira criativa de facilitar as caronas solidárias, mas também de incentivar melhorias na dinâmica do trânsito não só dentro da UnB, como em toda Brasília.

Professor Pastor Gonzales, coordenador do Ceftru, acredita que a Universidade desempenha importante papel na discussão de alternativas para a mobilidade urbana. Foto: Júlio Minasi - Secom/UnB

Após baixar o aplicativo e se cadastrarem, os usuários recebem informações em tempo real sobre o trajeto de motoristas logados, podem enviar mensagens, solicitar e receber instantaneamente as caronas. “Nós defendemos o avanço da tecnologia em benefício da sociedade. E o uso de aplicativos para a mobilidade é uma necessidade como também uma oportunidade”, argumentou o coordenador do Ceftru, Pastor Gonzales, que acredita que iniciativas como essa podem tornar a cidade exemplo para todo o país.

Egresso do curso de Ciências da Computação, Márcio Batista é o idealizador do Carona Phone, apresentado ao público durante o evento. Lançado recentemente em versão beta, o aplicativo já teve mais de sete mil downloads e duas mil caronas solicitadas. A plataforma foi o segundo projeto com melhor avaliação no Programa Start Up Brasília, do Governo do Distrito Federal, que selecionou 38 start ups com projetos inovadores e disponibilizou 8,5 milhões em recursos, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF.

“Com o aumento da taxa de pessoas nos veículos, nós vamos reduzir significativamente o número de carros nas ruas. É uma mudança de cultura que estamos imprimindo”, considerou Batista. Além disso, apontou como principais impactos do aplicativo melhoria do fluxo nas vias, redução de congestionamentos, do estresse e de conflitos no trânsito. No entanto, ponderou ser essencial a regulamentação desses tipos de aplicativo perante a lei, como já ocorre em São Paulo, já que, segundo Batista,“ainda existe uma cultura das pessoas terem receio de ser penalizadas pela carona. Precisamos desmistificar isso”.