DEBATE

De 20 a 23 de junho, ações nos quatro campi discutem temáticas relacionadas à agenda LGBT

 

Cada vez mais a Universidade de Brasília abre espaços de debates sobre questões de gênero. Essa é a opinião da assistente social Ana Carolina Silvério, egressa da instituição e mediadora de uma das discussões que ocorrem na UnB durante a Semana da Diversidade LGBT. Haverá atividades entre segunda (20) e quinta-feira (23), abertas a todos interessados. 

 

“Serão organizadas mesas de debate; rodas de conversa; cine-debate e oficina de cartazes para a II Parada de Orgulho LGBT na UnB”, descreve Thiago Magalhães, coordenador da Diretoria de Diversidade Sexual – LGBT da UnB.

I Parada de Orgulho LGBT na UnB, em 2015. Foto: DIV/UnB

 

Caetano Santo Lucio, estudante do 4º semestre de Engenharia de Software, no Gama, é membro da Comissão de Gestão e Monitoramento do Programa de Combate à LGBTfobia na UnB, que organiza a Semana junto com a Diretoria de Diversidade (DIV/DAC). O estudante comenta que os eventos envolvem todos os campi. “Não tem como centralizar quando a pluralidade está espalhada na Universidade”, destaca. “A Semana é importante para que a comunidade tenha reconhecimento e visibilidade, além de promover empoderamento das pessoas LGBT dentro da UnB”, afirma.

 

PARADA - Um dos pontos altos da Semana será a II Parada de Orgulho LGBT na UnB, na quinta-feira (23), das 12h às 14h, no Teatro de Arena, no campus Darcy Ribeiro. "As Paradas LGBT são importantes eventos de afirmação, conscientização e comemoração. Embora pioneira e defensora das pautas inerentes aos direitos humanos de populações historicamente oprimidas, a UnB ainda reproduz toda forma de opressão que se observa na sociedade. Nossa Parada tem ainda a missão de resgatar e fomentar esse espaço de conscientização e discussão, próprio da comunidade acadêmica. Por isso, além da Parada, teremos a Semana da Diversidade LGBT, com eventos que discutem questões importantes para a população LGBT", reforça o coordenador da Diretoria de Diversidade. 

 

O tema Estado Laico e Democracia permeará as atividades deste ano. "A questão é atual e está diretamente relacionada aos visíveis retrocessos na agenda de direitos sociais e ao crescimento do fundamentalismo religioso no nosso país", explica Magalhães.

Arte: DIV/UnB

 

“DESABAPHO” - A professora de psicologia da UnB Tatiana Lionço será uma das mediadoras dos desaBAPHOS, rodas de conversa realizadas nos campi da UnB. Trata-se da primeira ação de uma proposta de programa de extensão da psicóloga, o Escuta Diversa, que pretende servir como sistema de acolhimento para a comunidade LGBT. A ideia é que as pessoas compartilhem suas vivências, experiências de violações de direitos, relacionamento com família e comunidade. A professora explica que as rodas de conversa estão estabelecidas com base em tripé de integração entre Psicologia, Serviço Social e Direito.

 

“A ideia é que os próprios participantes sejam protagonistas do 'desaBAPHO', participando com sugestões e soluções”, comenta. Junto com Lionço, estão a professora Lívia Barbosa, do curso de Serviço Social; estudantes de graduação e pós-graduação de Psicologia e membros do programa de extensão (R)Existir - Núcleo LGBT Interdisciplinar, que realiza trabalho acerca questões jurídicas que envolvem a comunidade LGBT.

 

“Estaremos lá, basicamente, como mediadores. Além disso, caso haja identificação de conflitos, iremos encaminhar para a administração da Universidade”, conta. “A Semana da Diversidade LGBT é uma forma de implementação do Programa de Enfrentamento à LGBTfobia que já foi institucionalizado pela UnB. Trata-se de uma perspectiva preventiva e educativa. É, também, uma oportunidade para a comunidade LGBT encontrar novos aliados”, diz.

Oficina de Cartazes da I Parada de Orgulho LGBT na UnB. Foto: DIV/UnB

 

Lionço, que participou da construção da normativa do Processo Transexualizador do Sistema Único de Saúde (SUS), também estará na mesa de debate sobre Fundamentalismo Religioso e Retrocesso na Agenda de Direitos Sociais - LGBT, Mulheres, Negros e Indígenas, que ocorrerá na terça-feira, no anfiteatro 10, no ICC. Ana Carolina Silvério, coordenadora do Centro de Referência da Diversidade Sexual, Religiosa e Racial da Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh-DF), também participará da mesa de debate. Para ela, a Semana da Diversidade é importante para dar visibilidade para os casos de violência LGBTfóbicas. “As pessoas LGBT existem, precisam ser respeitadas e ter os direitos garantidos. Precisamos fazer enfrentamento de ideologias que são câncer da nossa sociedade, como o machismo, a LGBTfobia, a misoginia e o racismo”, afirma.

 

Silvério se graduou na UnB em 2009 e avalia que, ao longo dos anos, a diversidade tem tido mais espaço na instituição. “Vejo a UnB muito mais colorida hoje. Na minha época, via as pessoas mais no ‘armário’, era uma comunidade muito mais LGBTfóbica. Vejo o surgimento de coletivos da sociedade civil que se fortalecem e lutam pelos diretos LGBT e fazem com que pessoas se sintam incluídas" encerra.

 

Programação:

Segunda-feira
desaBAPHO na Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Hora: 12h

 

Terça-feira
Mesa de debate: Fundamentalismo religioso e retrocesso na agenda de Direitos Sociais - LGBT, Mulheres, Negros e Indígenas
Local: Anfiteatro 10, ICC, campus Darcy Ribeiro
Hora: 12h

 

desaBAPHO na Faculdade UnB Gama (FGA)
Hora: 12h


Roda de conversa: Autoras do livro Notícias de Homofobia no Brasil - distribuição gratuita do livro
Local: Anfiteatro 10, ICC, campus Darcy Ribeiro
Horário: 17h

 

Quarta-feira
Mesa de debate: Família LGBT - roda de conversa (Mães pela Diversidade)
Local: Faculdade UnB Gama (FGA)
Horário: 11h

 

Mesa de debate: Estado Laico, Saúde e Garantias de Direitos
Local: Auditório da Unidade de Ensino e Docência (UED), Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Horário: 12h

 

"Eu (R)Existo": cine-debate sobre o filme "Bichas"
RExistir - Núcleo LGBT Interdisciplinar.
Local: Auditório Joaquim Nabuco, Faculdade de Direito, campus Darcy Ribeiro
Hora: 19h


Quinta-feira
Oficina de Cartazes
Local: Ceubinho, ICC, campus Darcy Ribeiro
Hora: 10h

 

II Parada do Orgulho LGBT da UnB - Estado Laico e Democracia
Local: Teatro de Arena, campus Darcy Ribeiro
Hora: 12h

 

desaBAPHO no Darcy
Local: Concha Acústica do Instituto de Artes (IdA), campus Darcy Ribeiro
Hora: 14h (após a Parada)