CIÊNCIA

Evento de divulgação científica é o maior da América Latina. Edição deste ano acontece em Minas Gerais, entre 16 e 22 de julho

 

Sob o mote Inovação-Diversidade-Transformações, pesquisadores de todas as regiões do país se reúnem, entre os dias 16 e 22 de julho, para o maior evento de divulgação científica da América Latina. Trata-se da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Quinze especialistas da Universidade de Brasília integram a programação científica do evento e dezenas de estudantes participam de outras atividades, como exibições de pôsteres.

 

>> Confira a participação da UnB da 69ª Reunião da SBPC 

>> Acesse a programação completa do evento

 

Professor da UnB há três décadas, o matemático e doutor em educação Cristiano Alberto Muniz participa de mesa-redonda sobre As contribuições da pesquisa em ensino de ciências e matemática para a justiça social. Na oportunidade, ele compartilha experiências de seus 43 anos de pesquisa em matemática para crianças e jovens com dificuldade de aprendizagem.

 

Baseado nesta vivência, Muniz garante que, quando a escola não dá conta de promover o aprendizado, o problema não está no aluno. "É um problema coletivo, da instituição e da sociedade", acredita. O especialista alerta que determinadas barreiras, como imposições do modelo curricular ou limitações na formação do professor, têm excluído estudantes do direito de aprender. “Falar em justiça social é entender o aprendizado matemático na perspectiva da diversidade e da multiplicidade de formas de pensar esse conhecimento”, explica.

 

Outra atividade que integra a programação são os minicursos. Entre eles, o intitulado Viagem ao centro da terra – a geologia do nosso planeta, ministrado pela geóloga e professora do Instituto de Geociências da UnB Júlia Barbosa Curto Ma. "A proposta dos minicursos é atingir o público em geral. Estudantes do ensino básico ao ensino superior, bem como professores de diferentes áreas, têm oportunidade de adquirir conhecimentos básicos sobre determinado tema. Neste caso, conhecimentos geológicos”, explica a doutora em Geologia.

 

"Além de divulgar a importância da ciência para o país, o evento reúne pessoas de diferentes níveis de escolaridade e regiões, e, por isso, possibilita uma grande troca cultural", diz Júlia sobre a Reunião Anual. 

Fachada da ExpoT&C da 68ª Reunião Anual da SBPC, que aconteceu na Bahia, em 2016. Foto: Divulgação/Flickr SBPC

 

SOBRE – Realizada a cada mês de julho em diferentes estados da federação, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para difundir o avanço da ciência e debater políticas públicas de ciência e tecnologia. A entrada é gratuita, qualquer interessado pode frequentar as atividades da conferência. A inscrição é necessária apenas para participar de minicurso (R$ 10) e para receber certificado de participação (R$ 20).

 

A programação científica do evento é composta de conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e de temas relacionados à arte e cultura) e a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas voltadas a essa temática).

 

DESPERTAR CIENTÍFICO – A sessão de pôsteres da SBPC é uma das oportunidades para estudantes, pesquisadores, profissionais e docentes de todo o país divulgarem suas pesquisas. Para isso, o trabalho precisa ter sido aceito pelo comitê científico assessor, de acordo com os critérios previstos pela organização.

 

Doutora em Filosofia e docente do Instituto de Ciências Humanas da UnB, Lígia Pavan Baptista conta que o Programa de Iniciação Científica da UnB (ProIC) tem funcionado como importante propulsor da participação de estudantes da UnB na conferência. “O mesmo pôster que os alunos apresentam ao término do ProIC tem sido submetido para apresentação na SBPC. Isso é importante para despertar nos jovens o interesse pela pesquisa científica, além de ser um reconhecimento de seus trabalhos”, afirma a professora, reeleita em junho como secretária regional da SBPC no Distrito Federal. O mandato é para o biênio 2017-2019.

 

A SBPC – Fundada em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é uma entidade civil sem fins lucrativos voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente, a SBPC representa mais de cem sociedades científicas associadas e mais de 6 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia. Com sede em São Paulo, a entidade está presente nos demais estados brasileiros por meio de secretarias regionais.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave