RECONHECIMENTO

Esta foi a primeira vez em que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência premiou pôsteres. UnB recebeu, ainda, sete menções honrosas na iniciação científica

A Universidade de Brasília esteve presente em sete menções honrosas e em um prêmio na 69ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O doutorando Fernando Henrique Carneiro, do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UnB, recebeu o prêmio pelo pôster A matriz de financiamento público federal do esporte no Brasil.

O material é parte do trabalho desenvolvido sob a orientação do docente Fernando Mascarenhas e busca compreender a matriz de financiamento público do esporte no Brasil de 2004 a 2015. “Creio que recebi o prêmio porque esse trabalho preenche uma lacuna no campo. Não há pesquisas que sistematizem o financiamento e o direcionamento dos recursos do esporte dessa forma”, considera.

De acordo com os dados reunidos por ele, recursos ordinários do Ministério do Esporte, repasse de concursos e prognósticos de loterias para entidades esportivas e patrocínio das estatais compõem cerca de 80% dos recursos destinados às práticas desportivas. Sem saber de onde o recurso vem e para onde ele vai, é difícil fazer uma avaliação profunda da política. “O recurso é um aspecto importante para que as políticas públicas se realizem. Buscamos a transparência dos gastos”, explica.

O grupo de pesquisa do qual Fernando Carneiro faz parte pretende aprofundar esse trabalho. Eles devem lançar, até o fim do ano, um portal para disponibilizar dados de 2004 até 2017, para que a população possa acompanhar o uso dos recursos. “Queremos ultrapassar as fronteiras da Universidade, fazer com que a repercussão não se restrinja à academia”, projeta o aluno da pós-graduação, que também é servidor licenciado do Instituto Federal de Goiás (IFG).

No evento da SBPC, os prêmios são dados aos melhores trabalhos por área de conhecimento. Já as menções honrosas são um reconhecimento ao mérito do trabalho e ao conjunto de dados apresentados. Confira abaixo as menções honrosas recebidas por representantes da UnB no encontro, que ocorreu em julho, em Belo Horizonte:

Artes
O USO DA TINTA TONER NA MANUFATURA DE GIZ DE CERA
Autores: Silva, D. C. da

Ecologia

PLASTICIDADE FENOTÍPICA DE DROSOFILÍDEOS GENERALISTAS (DIPTERA, DROSOPHILIDAE)
Autores: Machida, W. S.; Klaczo, J.; Tidon, R.

Enfermagem
PERFIL DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DE CRIANÇAS READMITIDAS EM UNIDADE DE PEDIATRIA
Autores: Carvalho, P. C.; Pinho, D. L. M.

Engenharia Sanitária
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE BIODEGRADAÇÃO DO BENZENO POR MICRO-ORGANISMOS AUTÓCTONES NOS SOLOS DO DISTRITO FEDERAL
Autores: Carvalho Júnior, R. P. de; Vizzotto, C.; Amorim, A. B.; Gomes, L. N. L.

Farmacologia
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO TRATAMENTO COM INIBIDOR DE TELOMERASE IN VITRO NO CARIÓTIPO E MORFOLOGIA CELULAR
Autores: Silva, G. G. da; Morais, K. da S.; Oliveira, D. M. de

Imunologia
AVALIAÇÃO BIOTECNOLÓGICA DO PEPTÍDEO IDR-1018 COMO MODULADOR NA PRODUÇÃO DE TNF-a E IL-6, EM ALTAS CONCENTRAÇÕES DE GLICOSE
Autores: Figueiredo, T. M.; Cantuária, A. P. C.; Freire, M. S.; Lima, S. M. F.; Almeida, J. A.; Franco, O. L.; Rezende, T. M. B.

Planejamento Urbano e Regional
COTIDIANO ARRISCADO PELAS VIAS DE TRÂNSITO
Autores: Silva, C. M.; Matsunaga, L. H.; Günther, H.