DESENVOLVIMENTO

Por meio de workshops temáticos, Decanato de Pesquisa e Inovação busca integração entre academia e oportunidades externas

Os workshops em grandes temas são a nova investida do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) da Universidade de Brasília, em parceria com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), para aproximar comunidade acadêmica e atores externos em iniciativas de pesquisa. A ideia é reunir pessoas em torno de projetos, promover ambiente propício para construção coletiva e combater a fragmentação do conhecimento.

1º Workshop em Grandes Temas aconteceu em setembro e tratou sobre Saúde. Arte: DPI/UnB

A decana do DPI, Maria Emília Walter, explica que os workshops pretendem ser um pontapé para estimular a colaboração entre docentes de áreas afins. “São o começo do namoro, para dar casamento mais à frente”, compara. A proposta é realizar um encontro por mês. O primeiro ocorreu em setembro e tratou sobre os avanços na área da Saúde.

Além disso, os encontros serão úteis para o mapeamento de competências da UnB, ação que está em desenvolvimento pela Diretoria de Pesquisa (Dirpe/DPI) e pelo CDT. Os dados devem estar consolidados até o fim do ano. A partir daí, a intenção é elaborar portfólio de competências para aproximar a Universidade do setor produtivo do Distrito Federal.

INTERAÇÃO Abertos a quem se interessar, os encontros são divididos em três momentos. No primeiro, os pesquisadores apresentam os trabalhos que estão desenvolvendo. Logo após, há apresentação de oportunidades com iniciativas externas à UnB. Por fim, abre-se espaço para discussão.

“Queremos mover a Universidade no sentido de se aproximar do setor produtivo. Não só no mercado, mas também na parte social, nas tecnologias sociais, e na economia criativa”, ressalta Maria Emília Walter. A decana destaca, ainda, que os workshops se inserem em um contexto maior, relacionado às ações do Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB.

Por meio dos workshops em grandes temas, a decana Maria Emília Walter pretende aproximar a produção científica da Universidade à comunidade do DF. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

A ação dialoga com o desejo da Universidade em ter presença mais forte no Distrito Federal e ser mais atuante no desenvolvimento local.

“Isso é muito estratégico neste momento. É fundamental mostrar que, além de formar pessoas, a UnB tem papel fundamental na sociedade. Somos responsáveis por lançar as bases da inovação”, acredita.

RODÍZIO DE IDEIAS  Os temas dos encontros são escolhidos de acordo com o surgimento de oportunidades e de demandas, tanto de docentes quanto de iniciativas da sociedade. O primeiro workshop, por exemplo, ocorreu em parceria com o Ministério da Saúde.

Na lista dos assuntos a serem abordados futuramente, há Ciência Forense (a pedido da Polícia Federal, interessada em capacitação), Defesa Cibernética, Nanotecnologias, Petróleo e Gás. O próximo workshop tratará sobre Cidades Inteligentes e vai acontecer durante a Semana Universitária, entre 22 e 27 de outubro. A parceira da vez é o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru) da UnB. Na pauta, estão assuntos como transportes e infraestrutura de comunicação de dados.