FOMENTO

Reitora Márcia Abrahão esteve presente em solenidade de lançamento de editais da FAP-DF. Ela garantiu que projetos da UnB vão se candidatar a receber recursos

Reitora Márcia Abrahão comemorou iniciativa de fomento à ciência e assegurou participação da UnB em editais. Foto: André Borges/Agência Brasília

Investir em ciência, tecnologia e inovação para superar a crise econômica de maneira sustentável. Essa é a ideia do Governo de Brasília, que lançou, na tarde desta segunda-feira (15), dois editais da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

“Temos uma alta concentração de doutores e acadêmicos no Distrito Federal. Precisamos, por natureza, agregar conhecimento à nossa produção”, disse o governador Rodrigo Rollemberg, na ocasião. A reitora Márcia Abrahão, que representou a Universidade de Brasília no evento, aprovou o investimento e reforçou a importância da iniciativa para o meio acadêmico.

“Ações como essa são fundamentais para ampliarmos nosso esforço de pesquisa. Sem dúvidas vamos nos candidatar e divulgar internamente esses editais”, disse. A decana de Pós-Graduação da UnB, Helena Shimizu, acompanhou a reitora na solenidade.

Os novos editais ofertam R$ 13 milhões em recursos, sendo R$ 7 milhões para apoiar a participação de alunos em cursos de curta duração e incentivar visitas técnicas a instituições de pesquisa e desenvolvimento em ciência, tecnologia e inovação, do Brasil ou do exterior, e R$ 6 milhões para promoção de eventos científicos, tecnológicos e de inovação no DF.

De acordo com o diretor-presidente da FAP-DF, Tiago Coelho, o incremento faz parte de uma estratégia do governo para retomar a economia por meio da inovação. “Esse campo representa uma força motriz para tornar Brasília um polo de iniciação científica”, frisou.

Em outubro, a UnB sediou o 14º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, durante a XVII Semana Universitária. O encontro reuniu estudantes, pesquisadores e gestores de diversas instituições de ensino superior da região. A cerimônia de premiação dos melhores trabalhos aconteceu em novembro e representantes da Universidade se destacaram.

*Com informações da Agência Brasília.