DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Nesta segunda (20), recepção organizada pelo Decanato de Pós-Graduação trará palestra com foco em habilidades para a escrita acadêmica

Aula inaugural da pós-graduação pretende desmistificar percursos da escrita acadêmica. Foto: Lara Ovídio/Secom UnB

“Ao longo do mestrado e do doutorado, o estudante precisa desenvolver muito as habilidades de escrita acadêmica”, aponta a decana de Pós-Graduação da UnB, Helena Shimizu. Por isso, este foi o tema escolhido para a aula inaugural da pós-graduação, que acontece nesta segunda-feira (20), às 15h, no auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), no campus Darcy Ribeiro.

O palestrante será o professor emérito da UnB Maurício Gomes Pereira, que vai abordar a estrutura da comunicação científica. O convidado detalhará formas de facilitar a escrita dos textos finais da pós-graduação: a dissertação, no caso do mestrado, e a tese, no doutorado. Gomes pretende ensinar, por exemplo, como a escrita pode ser mais efetiva, transmitir mais credibilidade e alcançar mais pessoas.

Apesar do foco nos estudantes da pós-graduação, graduandos interessados na aula também serão bem-vindos. “Os alunos que fazem parte dos programas de iniciação científica, em especial, podem se beneficiar bastante com a experiência do professor Maurício”, aponta a decana do DPG. Não é necessário fazer inscrição prévia.

RELEVÂNCIA – “É preciso saber escrever para veicular as ideias nas revistas de grande circulação, principalmente nos meios de impacto”, resume a decana Helena Shimizu. Além de aprender toda a parte técnica da escrita acadêmica, o pós-graduando precisa desenvolver a autoria nos textos, ou seja, aprimorar o modo de expressar sua contribuição particular para a área do conhecimento que estuda.

Maurício Gomes garante que uma das razões das dificuldades dos estudantes na hora da escrita é mesmo a falta de leitura. “Isso é um problema, porque quando se lê, se adquire a habilidade, quase como um papel contact”, brinca.

Professor Maurício Gomes Pereira falará sobre a estrutura da comunicação científica. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Apesar de boa parte do estudo de Maurício estar assentado na área de saúde, o docente afirma que estudantes de humanidades e de exatas também podem se beneficiar com o conteúdo da aula magna. “Existe aplicação. Os raciocínios são os mesmos”, reforça.

Em 2017, o docente proferiu palestra Redação e publicação de artigos científicos, promovida pela Coordenadoria de Capacitação (Procap/DGP), para professores da UnB. Nela, listou dez passos para a escrita bem sucedida de um artigo científico.

SOBRE – Doutor em epidemiologia, Maurício Gomes leciona na UnB desde 1968 e, em 2012, recebeu o título de professor emérito da instituição. Também é membro titular da Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, e autor de livros-referência, como Epidemiologia: teoria e prática (bibliografia frequente em cursos de graduação de Medicina) e Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. O último, publicado pela primeira vez em 2012, é voltado a todos os campos de pesquisa.

Atualmente, Gomes ensina no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. De acordo com o professor, a parte da comunicação científica da medicina está desenvolvida. “Existem muitas estudos, há vários sites com orientações de escrita por tipos de estudos, por temas, com centenas de instruções na área”, descreve. E sugere: “Estamos em uma época de muito dinamismo na área da saúde. Outras áreas poderiam adotar essas práticas e aprimorar suas publicações.”