PÓS-GRADUAÇÃO

Seminário promovido pelo DPG visa aperfeiçoar análise qualitativa e quantitativa dos programas

 

Avançar na qualidade e no impacto da pesquisa científica é um dos objetivos perseguidos pela Universidade de Brasília. Para contribuir nesta missão, o Decanato de Pós-Graduação (DPG) promoveu, na última quarta-feira (17), seminário sobre ferramentas que fornecem métricas para análise da produção acadêmica.
 
No painel da manhã, houve treinamento sobre a plataforma SciVal, ferramenta com uma série de métricas da produção científica que abarca mais de 8.500 instituições de pesquisa de 220 nações do mundo. O recurso tem como base de pesquisa o banco de dados Scopus e permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores e publicações.
 
À tarde foram realizados dois painéis. O primeiro, sob coordenação da diretora de Pós-Graduação Antonádia Borges, discorreu sobre Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), com foco em normativas e procedimentos necessários para propor cursos junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O último treinamento, organizado pela professora Juliana Fachini, abarcou os softwares de que o decanato dispõe para apoiar os programas na análise de produções e outras métricas acadêmicas.
 
"A iniciativa fortalece a pós-graduação ao apoiar os coordenadores com um conjunto de ferramentas inovadoras, que possibilitam visualizar o panorama geral do programa de pós-graduação", explica a decana de Pós-Graduação Adalene Moreira. Outro objetivo é que "os cursos com notas três ou quatro possam alavancar sua produção e repensar sua estratégia", informa a decana, em referência à pontuação obtida pelos programas na avaliação quadrienal da Capes.
 
Adalene enfatiza o potencial dos softwares disponibilizados pelo DPG e desenvolvidos pelo professor Alan Silva, colaborador da Assessoria de Avaliação e Comunicação do DPG e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Transportes da UnB. "São ferramentas que nos fornecem uma análise interna da produção e nos permitem verificar se existem ou não discrepâncias com outros programas mais bem avaliados, trazendo parâmetros para consolidar a construção do relatório quadrienal."
 
Em relação à plataforma SciVal, a representante do DPG reforça o potencial de obter dados como quantidade de visualizações, downloads, citações. "Isso nos dá o olhar do impacto e qualidade da nossa produção acadêmica. É uma das ferramentas de que dispomos. Em um esforço conjunto com a Biblioteca Central e o Decanato de Pesquisa e Inovação, foram e estão sendo mapeados outros índices que reflitam também a internacionalização e excelência reconhecida dos PPGs nas áreas de ciências sociais e humanidades. Ou seja, de áreas que não possuem uma visualização ainda tão clara da produção dentro da base Scopus."
 
Voltado para capacitar coordenadores de pós-graduação, o seminário reuniu cerca de 150 professores e teve participação de docentes e colaboradores de secretarias dos cursos. Realizada no auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), a iniciativa teve apoio e participação dos decanatos de Pesquisa e Inovação (DPI) e de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO); além da Biblioteca Central.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.