PRÊMIO

Projeto desenvolvido pela equipe do professor Wilson Veneziano, de Ciência da Computação da UnB, foi um dos 14 escolhidos pela comissão julgadora

Professor Wilson Veneziano recebe o prêmio pelo software Participar. Foto: Arquivo pessoal

 

Há seis anos, a revista ARede, editada em São Paulo e dedicada à inclusão digital como via de cidadania e educação, realiza o Prêmio ARede e reconhece, anualmente, iniciativas de inclusão sociodigital de jovens, idosos, grupos étnicos e pessoas com deficiência. Este ano, um projeto desenvolvido na Universidade de Brasília foi o único do Centro-Oeste contemplado. O software Participar, que é multimídia, gratuito e serve de apoio à alfabetização e comunicação alternativa de jovens e adultos com deficiência intelectual, foi vencedor na categoria Setor Público - Desenvolvimento Tecnológico.

 

O Participar, um projeto pioneiro e inovador no Brasil no campo de alfabetização social, inclusão digital e cidadania, foi desenvolvido pelos alunos Tiago Galvão e Renato Domingues, do curso de Ciência da Computação da UnB, como trabalho de conclusão de curso, sob coordenação do professor Wilson Veneziano. O trabalho teve o auxílio de Maraísa Helena Pereira, pedagoga da Coordenadoria de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 29 de outubro, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, e contou com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e de representantes de instituições que atuam com a internet brasileira e com inclusão digital. “O projeto Participar demonstrou ser uma contribuição efetiva na inclusão digital. Isso, principalmente, o levou a ganhar o prêmio”, afirma Áurea Lopes, editora executiva da revista. Áurea ainda destacou que a relevância do projeto fez com que outras pessoas pedissem os contatos da equipe da UnB aos organizadores do prêmio.

 

AMOR À CAUSA - “Foi muito gratificante estar em uma premiação nacional e com este porte. Ganhar este prêmio foi elemento motivacional para a equipe continuar trabalhando com afinco na produção de softwares destinados à educação de deficientes intelectuais. Temos amor à causa e este prêmio mostra que nós, da UnB, temos capacidade para vencer desafios e limitações”, afirma o coordenador do projeto e professor de Ciências da Computação da UnB, Wilson Veneziano.

 

Desenvolvido ao longo de dois anos, o projeto foi custeado pelos próprios membros da equipe. “Acho que este prêmio veio valorizar o nosso trabalho e proporcionou uma tomada de consciência, servindo para chamar a atenção das autoridades relativas às políticas públicas de que há necessidade de maiores investimentos e que é preciso ter um olhar diferencial para esta área. O projeto é uma ferramenta de trabalho para professores e despertou tanto o interesse do estudo quanto a possibilidade da aprendizagem ao público-alvo”, disse Maraísa.

Capa do CD-ROM com a ferramenta desenvolvida na UnB. Foto: Arquivo pessoal

 

O desenvolvimento do software teve como parceiros a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Distrito Federal e a Secretaria de Estado de Educação do Governo do Distrito Federal (GDF). Em 2011, ele foi testado em casos reais nas escolas públicas desses parceiros e atualmente integra seus quadros regulares. O Participar contou ainda com a parceria da UnB TV na produção dos 600 vídeos que integram o projeto, que tem como diferencial os atores principais dos vídeos: um casal de adultos com síndrome de Down. A inovação da proposta está em provocar a identificação e a empatia por parte dos deficientes intelectuais.

 

“O projeto foi lançado oficialmente em julho deste ano pela UnB. A repercussão na imprensa possibilitou que a editora da revista entrasse em contato comigo e me sugerisse inscrever o projeto para concorrer ao prêmio. Preenchemos os relatórios, descrevendo o trabalho e o inscrevemos. Estamos muito felizes com a escolha e por estarmos entre os premiados. Alguns deles tinham financiamento de milhões de reais e anos de desenvolvimento”, disse Wilson.

 

SELEÇÃO - Neste ano, cerca de 200 projetos foram inscritos para concorrer ao prêmio ARede, dos quais uma comissão julgadora escolheu 14 vencedores, distribuídos nas modalidades Especial Educação, Terceiro Setor, Setor Público e Setor Privado. Fizeram parte da comissão professores universitários, representantes de bancos privados e de instituições não governamentais.

 

A repercussão do prêmio serve de motivação para a equipe da UnB, que agora busca apoio financeiro para três softwares em início de produção e voltados para este público-alvo, que, além da alfabetização, propõe incluir a matemática e atividades para a vida diária. O software Participar está em fase de experimentação em outras unidades federativas e está em negociação para ser utilizado em escolas públicas de países africanos de língua portuguesa.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.