COMUNICAÇÃO

Matéria Ausentes - eles estão em algum lugar do outro lado da fronteira, publicada na revista Campus Repórter, trata dos brasileiros que “somem" no exterior

A reportagem “Ausentes - eles estão em algum lugar do outro lado da fronteira”, publicada na 12ª edição da revista Campus Repórter, produzida na Faculdade de Comunicação da UnB, venceu o Prêmio Líbero Badaró/2014.

A matéria – escrita pelas estudantes Amanda Maia Santos e Amanda Martimon Morgado; diagramada por Gabriela Alcuri; e fotografada por Marcella Fernandes de Camargos – foi contemplada na categoria Jornalismo Universitário. As autoras já estão formadas em Jornalismo.

A reportagem trata dos brasileiros que “somem" no exterior. Em 12 páginas, relata casos e conta o drama de pessoas que desapareceram no estrangeiro. O texto revela que não há estatísticas sobre as pessoas que estão sumidas e em muitos casos os familiares não têm qualquer notícia sobre o paradeiro dos parentes que emigraram.

Além de dar visibilidade a um assunto pouco explorado pelos meios de comunicação no Brasil, a reportagem premiada detalha a legislação a respeito, e presta serviço sobre apoio a quem tem algum familiar desaparecido.

A reportagem é produto do trabalho de conclusão de curso, orientado pelo professor Sérgio de Sá. A edição executiva do número 12 da revista é do professor Paulo Paniago. A revista pode ser lida em versão impressa ou eletrônica.

O Prêmio Líbero Badaró foi criado pela revista e portal Imprensa, com apoio da Câmara Municipal de São Paulo. Este ano é a 11ª edição do evento que reconhece com troféu e dinheiro os melhores trabalhos jornalísticos do país. Concorreram em dez categorias reportagens veiculadas de 8 de abril de 2013 a 7 de abril de 2014.

SERVIÇO:

Leia a reportagem no link: http://issuu.com/campus-reporter/docs/cr12_boneca

Siga a revista Campus Repórter no Facebook

Para saber mais sobre todos os vencedores do prêmio, acesse: http://www.premioliberobadaro.com.br/11edicao/vencedores_11edicao.asp