INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Até o dia 6 de novembro, Congresso expõe trabalhos de estudantes da graduação e do Ensino Médio

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

 

Você gosta de ciência, é curioso e quer aprender um pouco mais sobre diferentes temas relacionados a todas as áreas do conhecimento? A oportunidade está no Centro Comunitário da UnB. Ali estão expostos quase duas mil pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação da Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Centro Universitário de Brasília, Centro Universitário do Distrito Federal e também por estudantes do Ensino Médio, no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica.

 

Um dos trabalhos apresentados no 20° Congresso de Iniciação Científica da UnB e 11º Congresso de Iniciação Científica do DF é o da graduanda Irvia Johnson Elias, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Face/UnB), que observa a integração mundial do mercado de ações, a partir da análise de 17 bolsas de valores de vários países. Para a aluna, participar deste projeto de iniciação científica foi uma oportunidade para compreender a dinâmica da produção acadêmica. “A gente aprende a pesquisar, a escrever um artigo científico e isso é um diferencial no currículo do estudante que quer seguir na pós-graduação”.

 

O professor orientador do trabalho, César Augusto Tibúrcio Silva, reitera que a participação em pesquisas de iniciação científica é importante não só para o aluno que pensa em fazer mestrado e doutorado, mas também para quem pretende alcançar melhores posições profissionais. “Temos vários exemplos de professores que começaram suas trajetórias acadêmicas na graduação, mas o conhecimento adquirido é ampliado para outras áreas. O mercado de trabalho exige bases científicas para a produção de relatórios e estudos técnicos e o contato prévio com esse universo contribui para a realização de atividades dessa natureza”, relata.

 

Para a aluna do curso de licenciatura em Letras da UnB, Danielle Bremgartner, a interdisciplinaridade e a possibilidade de se ter contato com outras áreas de conhecimento foram suas grandes experiências com a iniciação científica. “Para desenvolver meu trabalho, tive que me aprofundar em temas da Linguística e da Filosofia e entrar em contato com assuntos que dificilmente estudaria se não fosse a pesquisa”, aponta a estudante.

 

Todos os trabalhos de graduação apresentados no 20° Congresso de Iniciação Científica da UnB e 11º Congresso de Iniciação Científica do DF serão avaliados por uma comissão de professores, pesquisadores e especialistas e estão concorrendo ao Prêmio Destaque de Iniciação Científica, voltado a melhor pesquisa em cada área (Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Vida), além de menções honrosas. A cerimônia de premiação será no dia 12 de novembro, no Anf. 09 do ICC Sul, na UnB.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.