LANÇAMENTO

Docente da FAC aborda expansão do jornalismo tradicional televisivo para o ciberespaço

Foto: Isa Lima/UnB Agência

A expansão da web como meio de comunicação fez com que canais de televisão abertos se reconfigurassem para captar a atenção dos internautas. dentre as mudanças está o telejornalismo estendendo sua ação comunicativa ao publicar seu conteúdo para o ciberespaço. Esta é a análise que a professora Letícia Renault fez em seu doutorado, defendido em 2013. O resultado do trabalho foi publicado no recém lançado livro Webtelejornalismo.

Letícia reconhece que o tema se impôs como uma responsabilidade. “Investigar essa expansão se impôs como consequência natural para uma profissional do jornalismo, agora professora e pesquisadora, preocupada em dotar seus alunos de competências e capacidade crítica para fazer telejornalismo de excelência e responsabilidade no século XXI”, explica.

Organizado em cinco capítulos, o trabalho aborda o fenômeno recente do webtelejornalismo e relata nova forma de produção de conteúdos jornalísticos audiovisuais associados à linguagem hipermídia que se fortaleceu e ganhou novos espaços.

Letícia evidencia ainda que esta pesquisa é de suma importância para quem quer fazer jornalismo de excelência na atualidade, principalmente a serviço da sociedade conectada em rede. “A internet elevou a linguagem audiovisual a um domínio público jamais alcançado”, enfatiza.

Letícia Renault é professora na Faculdade de Comunicação (FAC/UnB), Doutora em Comunicação na mesma instituição. Mestre e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A professora e jornalista também escreveu o livro Comunicação e Política nos Canais de Televisão do Poder Legislativo no Brasil. Pioneira no Brasil, a pesquisa investiga a potencialidade de comunicação e acesso público à informação oferecida pelos canais de televisão operados pelo Poder Legislativo a partir de 1995, com a lei da Cabodifusão.

WEBTELEJORNALISMO – O telejornalismo na WEB

Editora E-Papers. 249 páginas.

Preço: R$ 38
ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.