PESQUISA

Projeto busca o desenvolvimento de metodologias para implementar planos territoriais e qualificação em rotas do programa Investe Turismo

A UnB apresentou ao Ministério do Turismo, em 10 de junho, projeto de implantação do Plano Nacional de Qualificação no Turismo (PNQT), que foi definido em 2018, mas que carecia de aplicação. A Universidade coordenou os trabalhos de elaboração do documento, e agora responde pela coordenação e desenvolvimento do projeto. O objetivo é desenvolver metodologias para os diagnósticos de oferta e demanda por qualificação.

Objetivo é qualificar jovens e adultos por realidade territorial e fortalecer as políticas públicas no turismo. Foto: Dênio Simões/MTur

Na primeira fase, serão desenvolvidos e propostos referenciais metodológicos, capacitação de técnicos e gestores em planejamento territorial de forma que sejam garantidos os princípios, premissas e proposições do PNQT.

Como resultado, será elaborado um documento referencial que orientará a implantação da política nacional de qualificação nos demais destinos brasileiros, em forma de e-book (livro eletrônico).

Para isso, serão levados em conta temas como demandas locais por qualificação em turismo bem como articulação, alinhamento e estabelecimento de processos de governança de cada área.

A partir disso, serão estabelecidos critérios de monitoramento, avaliação e divulgação – o chamado Sistema Nacional de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (SPMA), que irá controlar o ciclo virtuoso da qualificação.

Ao final deste projeto-piloto, em março de 2021, além de ser possível identificar quais as ofertas e quais as demandas de qualificação existentes nas 30 rotas contempladas pelo Programa Investe Turismo, será ofertado o curso mais solicitado em cada uma das rotas turísticas, num total de 30 cursos. O Investe Turismo foi escolhido porque se propõe a organizar e estruturar 158 municípios elencados dentro de uma lógica de promoção e de divulgação do turismo no país e no exterior.

Para executar o programa, a UnB restabeleceu e ampliou a Rede Nacional de Pesquisadores de Base Territorial, efetivando um recorte para os que trabalham com as rotas turísticas definidas pelo Investe Turismo. Assim, ao longo do trabalho, serão envolvidas 24 instituições federais de ensino superior e 93 pesquisadores, entre professores, doutorandos, mestrandos e graduandos.

Coordenando o projeto, o professor Neio Campos, diretor do Centro de Excelência em Turismo (CET) da UnB, ressaltou o trabalho do Ministério do Turismo na busca do desenvolvimento do setor através da educação. “Estamos muito entusiasmados com os resultados que estamos tendo. Reunimos pesquisadores de todo o Brasil em prol de uma melhor e mais adequada qualificação. Foi uma estratégia muito boa do Ministério do Turismo em propor que esse trabalho esteja sendo construído em rede, para atender as cinco regiões do Brasil.”

O Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, parabenizou a proposta e destacou a necessidade do setor por uma qualificação adequada no país. “Profissionais e gestores bem qualificados contribuem para que o Turismo apareça como uma das principais molas propulsoras da economia. Não tenho dúvidas que nessa retomada do setor, após esse impacto negativo provocado pela pandemia de covid-19, este projeto será de fundamental importância”, pontuou.

RETOMADA – Em um artigo publicado recentemente, os coordenadores da pesquisa ressaltaram a importância do trabalho do Ministério do Turismo no Plano Nacional de Qualificação no Turismo. Segundo eles, as capacitações propostas prepararão jovens e adultos para uma nova forma de trabalho e de empregabilidade, diante da crise econômica e social que está por vir. Ademais, as capacitações fortalecem as ações e presença ativa no campo das políticas públicas em turismo.

A proposta também vai ser importante na requalificação dos trabalhadores que ficaram desempregados, e os capacitará de forma apropriada para cada realidade territorial, visando a inclusão nas novas formas de empregabilidade que devem surgir.

POLÍTICA DE QUALIFICAÇÃO – Lançada em 2018, a Política Nacional de Qualificação no Turismo tem diretrizes para o Brasil alcançar a excelência no atendimento ao turista com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços turísticos e contribuir para consolidar o setor como uma atividade geradora de emprego, renda e inclusão social no país. A política foi construída com a participação de representantes da cadeia produtiva do turismo, do terceiro setor e de gestores públicos, e traduz os anseios e demandas do turismo por serviços e mão de obra qualificados.

>> Estudo vai avaliar efeitos da infecção pelo Sars-CoV2 na gestação, parto e puerpério

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

>> Maratona de Inovação para retomada de atividades dará prêmios de até R$ 2 mil

>> Portfólio reúne projetos de combate à Covid-19 desenvolvidos pela UnB